Bahia

MOBILIZAÇÃO

Vigília itinerante em defesa da Petrobras e da Bahia chega a Candeias

Ação dos petroleiros busca dialogar com a sociedade contra os riscos de privatização da estatal

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
As ações são realizadas nas unidades e no centro das cidades visitadas. - Sindipetro BA

Nesta quarta-feira (5) foi a vez de Candeias receber a vigília itinerante promovida pelo Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro Bahia). Tendo como ponto de partida a cidade de Salvador, no último dia 31, a vigília segue até 19/08 passando por 13 cidades, em todo o estado, onde há unidades integrantes do Sistema Petrobrás. A vigília é uma reação da categoria petroleira ao desmonte e privatização da estatal, que ocorre em ritmo acelerado e atinge profundamente a região Nordeste. O trajeto está sendo percorrido por diretores do Sindicato em um ônibus com o adesivo da campanha “Vigília Itinerante em defesa da Petrobrás e da Bahia”. As ações são realizadas nas unidades e no centro das cidades visitadas.

Candeias é um município importante para a história da Petrobras, pois foi lá, em 1941, com a perfuração do poço Candeias 1, que o petróleo passou a ser comercializado no Brasil. O poço, após 79 anos, continua produzindo. Hoje na cidade estão localizadas a OP-CAN (Unidade operacional de Candeias) e a PBIO (Petrobrás Biodiesel), duas das inúmeras unidades e subsidiárias da Petrobrás que foram colocadas à venda pela política ultraliberal de Bolsonaro e da atual diretoria da Petrobrás.

A PBIO é a subsidiária da Petrobras especializada em produção de biocombustíveis, a partir de óleo de soja, algodão, palma, gordura animal e óleos residuais.  É a sexta maior produtora de biodiesel do país e na Bahia emprega cerca de 100 trabalhadores entre próprios e terceirizados. O coordenador geral do Sindipetro Bahia, Jairo Batista, ressaltou, em vídeo gravado ontem em frente à empresa: “É preciso nós termos uma empresa que pense no meio ambiente, e a PBIO representa um símbolo dessa preocupação com a Petrobrás gerida a partir de uma visão social, uma visão de soberania”.

A OP-CAN, onde trabalham cerca de 250 trabalhadores  entre diretos e terceirizados, produz cerca de 2 mil barris de petróleo por dia, gerando royalties e ISS para o município de Candeias. A venda de seus campos (Dom João Terra, Candeias e Candeias extensão, conhecido como CX) está em fase final de negociação.

Para o coordenador Jairo e o diretor (licenciado) do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, que também participou da vigília em Candeias, “a venda da PBIO pode provocar um encarecimento no preço do biodiesel e diminuir o número de postos de trabalho, pois é o que vem acontecendo com as outras unidades da Petrobrás que já foram vendidas ou fechadas. O mesmo deve acontecer com a OP-CAN”.

A vigília vem registrando através de fotos e vídeos todas as unidades do Sistema Petrobras no estado, gerando conteúdo confiável para os trabalhadores e sociedade. “Para que todos saibam como funcionam essas unidades, o que produzem e a importância delas para a Bahia e os baianos”, afirmam os dirigentes. As ações são feitas de forma responsável frente à pandemia de covid-19, sem causar aglomerações e com a distribuição de máscaras e álcool em gel nos locais onde passam.

O ônibus seguiu para a cidade de São Francisco do Conde, também na região metropolitana, onde, hoje (6), acontecerá um ato na Rlam (Refinaria Landulpho Alves).

Veja o calendário completo:
31 de julho (sexta) – Salvador – Torre Pituba
3 de agosto (segunda) – Itabuna – Osub
4 de agosto (terça) – Jequié – Transpetro
5 de agosto (quarta) – Candeias – OP-Can e Petrobrás Biodiesel
6 de agosto (quinta) – São Francisco do Conde – Rlam
7 de agosto (sexta) – Madre de Deus – Temadre
10 de agosto (segunda) – São Sebastião do Passé – Taquipe
11 de agosto (terça) – Catu – Santiago
12 de agosto (quarta) – Mata de São João
13 de agosto (quinta) – Camaçari – Fafen
14 de agosto (sexta) – Alagoinhas – Buracica
17 de agosto (segunda) – Entre Rios – Bálsamo
18 de agosto (terça) – Araçás – Unidade de Araçás
19 de agosto (quarta) – São Francisco do Conde – Refinaria Landulpho Alves (Rlam).

* Com informações da assessoria de imprensa do Sindipetro Bahia.
 

Edição: Elen Carvalho