Pleito em novembro

Democrata Joseph Biden, rival de Trump, escolhe senadora negra para vice nos EUA

A representante da Califórnia Kamala Harris é considerada moderada e com baixo índice de rejeição

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Kamala Harris concorreu com Biden nas primárias do partido Democrata - Wiki commons

O candidato do partido Democrata à presidência dos Estados Unidos,  Joseph Biden,  anunciou nesta terça-feira (11) que escolheu a senadora Kamala Harris para ser sua vice na disputa das eleições de 3 de novembro.

Representante da Califórnia no Senado, Harris tem ascendência negra e indiana. Ela é apenas a quarta mulher em toda a História a disputar o comando dos EUA por democratas ou republicanos. Joseph Biden, que foi vice de Barack Obama entre 2009 e 2017, fez o anúncio por meio de uma mensagem de texto enviada a seus simpatizantes. 

 

Continua após publicidade

"Aqui é Joe Biden. Grandes novidades: escolhi Kamala Harris como companheira. Juntos, com vocês, venceremos Trump", disse ele.

Ex-promotora de Justiça, Harris é considerada uma moderada pragmática. Analistas consideram que ela possa trazer o voto feminino e dos eleitores negros, sem causar grande rejeição de eleitores, tanto à sua direita, como à sua esquerda.

Após deixar a disputa pela vaga de candidata democrata em dezembro, Harris voltou ao Senado e recentemente se tornou uma das políticas mais atuantes depois do assassinato do negro George Floyd, morto pela polícia da cidade de Mineápolis em maio. Ela encampou a luta em defesa de leis mais duras para garantir igualdade racial nos EUA.

Joseph Biden lidera as projeções de intenção de voto por dez pontos percentuais, 51% a 41% entre os eleitores registrados, com 4% de indecisos, segundo a pesquisa Monmouth. A vantagem em relação a Donald Trump, que busca a reeleição, é mais do que Hillary Clinton já conseguiu sobre o republicano na corrida que o elegeu, em 2016.

A má condução do país durante a crise da covid-19 é apontada como o principal motivo para a perda de apoio que sofre o atual presidente. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho