Povos Indígenas

Radinho BdF: conheça a cultura indígena na voz de crianças das Aldeias Xokó e Krukutu

Entre rituais sagrados e brincadeiras, Raioni e Everton contam sobre o dia a dia na Aldeia

Ouça o áudio:

Na aldeia Krôkamôr, às margens do Rio Xingu, homens, mulheres e crianças Kayapó se unem na dança Kwyrykangô. - Rodolfo Oliveira
A história do menino e o Jacaré fala sobre a importância de respeitar o próximo

O Radinho BdF desta quarta-feira (12) está repleto de palavras, histórias e costumes dos povos indígenas do Brasil. Seja vivendo em aldeias ou grandes metrópoles, meninas e meninos ensinam sobre a trajetória dos índios e sua herança cultural.

:: "Povos são atores de transformação dos territórios": conheça histórias de resistência ::

Everton Santos, 13 anos, vive na Aldeia Xokó, no Sergipe. Além de estudar, jogar futebol e andar a cavalo, sua rotina inclui também o Toré, um ritual sagrado que une dança, religião e luta.

:: Sônia Guajajara comemora a liderança das mulheres indígenas na luta por direitos ::

Raoni Ramos, 12 anos, nomeado Tupã na língua guarani, mora na Aldeia Krukutuuma das mais antigas de São Paulo. Ele destaca a tranquilidade da floresta e resgata a importância de respeitar os adultos.

Nas metrópoles, as crianças também falam sobre a cultura indígena. Aila de Araújo, 12 anos, moradora de Paulo Afonso (BA), conta um pouco do que aprendeu nas aulas de História do Brasil e salienta a grande diversidade que existe entre os povos indígenas.

:: Oito filmes sobre os povos indígenas para ver na quarentena ::

Alice Costa Floro, 10 anos, de Recife (PE), lembra de diversos alimentos que são heranças culturais indígenas, como a macaxeira, a tapioca e a batata-doce.

E falando sobre respeito, a Rosangela Schiinke, membro do Grupo Contadores do Sótão, narra a História do menino e o Jacaré. Um conto sobre a importância de respeitar o próximo. 

:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Michele Carvalho