Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

OPINIÃO

Artigo | Quando as democracias renascem

Em breve, veremos a criação do primeiro Conselho Curador da história de mais de cinquenta anos do NTVRU da UFPE

13.ago.2020 às 12h41
Recife (PE)
Marco Mondaini

Conselho Curador da EBC foi extinto em 2016 no governo Temer - EBC

Muito tem se falado e debatido nos últimos tempos, não sem razão, sobre como as democracias morrem.

É claro que as preocupações relativas à pesquisa sobre quais elementos de determinação acabam por levar regimes democráticos à sua substituição por regimes potencialmente ou plenamente autoritários vieram à tona em função daquilo que vem acontecendo nos últimos anos nos Estados Unidos e no continente europeu.

Neste estados nacionais a “questão democrática” parecia ter sido solucionada definitivamente em três períodos diferentes: a derrota do nazismo e do fascismo ao fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 , a queda dos regimes ditatoriais remanescentes no decorrer dos anos 1970 e o desmoronamento do socialismo nos países do leste europeu em 1989.

Entretanto, a questão não parece ser de menor importância para os países da periferia capitalista situados na América Latina – muitíssimo pelo contrário.

Salvo raras exceções, o que se observa nos países latino-americanos é um cenário de regressão democrática, com destaque para o que vem acontecendo no Brasil desde o golpe de 2016 e a eleição de Bolsonaro em 2018.

Exemplos não nos faltam a fim de atestar os gravíssimos riscos que os regimes democráticos de alta, baixa e baixíssima intensidade – na terminologia criada por Boaventura de Sousa Santos – vêm correndo nos últimos dez anos, em especial, após a eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos em 2016.

Porém, meu objetivo aqui não é o de alimentar as desesperanças sobre a conjuntura obscura que parece nos cercar por todos os lados, como se não bastasse o pessimismo generalizado advindo junto à pandemia do novo coronavírus.

Não. Meu propósito nesse breve texto é o de publicizar uma experiência que, à primeira vista, pode parecer microscópica, mas que traz dentro de si um pequeno embrião de como as democracias podem renascer por meio de ações que mesclam práticas representativas e participativas de maneira complementar.

Um exemplo microscópico sim, num momento no qual, mais do que nunca, precisamos da construção de redes de resistências moleculares para enfrentarmos juntos o novo mal que nos ronda e que pode nos aniquilar caso não sejamos capazes de nos organizar como rizomas.

Refiro-me à realização de uma Audiência Pública que aconteceráno dia 17 de agosto, com o propósito de debater abertamente com a sociedade civil pernambucana a proposta de regimento para o Conselho Curador do Núcleo de TV e Rádios Universitárias da Universidade Federal de Pernambuco – proposta que foi elaborada por um Grupo de Trabalho composto por representantes dos vários setores do NTVRU e que redigiu a versão a ser debatida tendo como base a construção de consensos.

A realização de uma Audiência Pública em tempos de “pandemia da Covid-19” e de “pandemônio do governo Bolsonaro” já representaria, por si só, um motivo de festa democrática.

No entanto, o fato de estarmos muito próximos da criação do primeiro Conselho Curador da história de mais de cinquenta anos do NTVRU da UFPE – na contracorrente daquilo que representou a dissolução do Conselho Curador da EBC, em 2016, nos inícios do governo ilegítimo de Michel Temer – nos dá a exata dimensão da importância histórica da Audiência Pública e do Conselho.

Da diversidade de vozes que nela ecoará, poderemos antever a nova cara da comunicação pública produzida na UFPE e a utopia de que a democracia poderá renascer invisível a olho nu e se reproduzir velozmente, tal qual um vírus.

*Marco Antonio Mondaini é do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e diretor do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU).

Editado por: Vanessa Gonzaga
Tags: brasil de fatocomunicaçãodemocraciaebcpernambucoufpe
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Guerra no Oriente

Conflito entre Israel e Irã pode afetar preço dos combustíveis no Brasil, aponta economista

Alerta digital

Maior vazamento de logins expõe 16 bilhões de dados; casos devem aumentar e muitos nem vêm a público, diz especialista

DIPLOMACIA

Israel e Irã trocam acusações no Conselho de Segurança da ONU; reunião termina sem resoluções

Escalada no Oriente

Sem solução diplomática para conflito entre Irã e Israel, professor vê risco de guerra mundial

Deu ruim

Desabamento de lixão contamina rios em Padre Bernardo, entorno do DF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.