Rio de Janeiro

ESTÁ NA HORA?

Secretário de Saúde do RJ dá nova previsão de retorno das aulas para setembro

Um levantamento realizado pela Fiocruz estimou até 3 mil mortes no estado se as aulas retornassem em agosto

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O decreto de isolamento social e suspensão das aulas do governo do estado do Rio é valido até quinta-feira (20) - Foto: Cesar Manso/AFP

As aulas presenciais no estado do Rio podem retornar a partir do dia 15 de setembro. A declaração foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Alex Bousquet, durante o RJ1 da TV Globo nesta terça-feira (18).

De acordo com o secretário, a decisão será planejada e seguirá protocolos de saúde para proteger alunos e profissionais da educação. “Fazemos o acompanhamento epidemiológico do comportamento da doença no estado. No dia 31, teremos um parâmetro final sobre o acompanhamento de evolução. A perspectiva é que, a partir do dia 15 de setembro, a gente tenha condições de retornar às aulas”, afirmou Bousquet ao RJ1.

No final de julho, um levantamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) previa até 3 mil mortes no estado do Rio de Janeiro se as aulas retornassem em agosto. O estudo, de caráter nacional, ressalta que “o retorno da atividade escolar, que vem sendo anunciado de forma gradativa por vários estados e municípios, coloca os estudantes em potenciais situações de contágio”.  

Leia mais: No Rio, professores anunciam greve caso prefeitura convoque atividades presenciais

Em entrevista exclusiva ao Brasil de Fato, realizada em julho, Marcelo Gomes, pesquisador Fiocruz e coordenador do InfoGripe, que monitora os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país, avaliou que o momento é preocupante para a retomada presencial das atividades escolares e universitárias.

“Quando temos a retomada das aulas nesses diversos ambientes de ensino, são ambientes fechados. São várias pessoas que estarão compartilhando aquele ambiente por um longo período de tempo. É como se fosse um centro de distribuição que vai levar para o seu ambiente familiar e daí pula para outros locais. É um efeito dominó”, destacou.

O decreto de isolamento social e suspensão das aulas do governo do estado do Rio é valido até quinta-feira (20). Ele vem sendo renovado periodicamente e, até o momento, tem garantido a suspensão das aulas.

Edição: Jaqueline Deister