Nascer com segurança

Dar à luz na pandemia: Programa Bem Viver destaca os cuidados no parto domiciliar

Com medo da contaminação pelo novo coronavírus, muitas mulheres estão optando por ter seus bebês em casa

Ouça o áudio:

Em tempos de coronavírus e devido às condições do nascimento, bebês já precisaram usar pequenas máscaras de proteção facial logo após o parto, para estarem protegidos de qualquer risco de contaminação - Fotos públicas
Mesmo em quarentena, gestantes precisam fazer o pré-natal

Nesta quinta-feira (27), o Bem Viver fala sobre os cuidados para quem deseja ter um parto domiciliar. Com a pandemia do novo coronavírus, muitas gestantes tem buscado essa opção com medo de contaminação no ambiente hospitalar.

Continua após publicidade

:: Saiba em quais casos o aborto é um direito garantido no Brasil ::

A falta de controlo da pandemia também tem afetado as discussões sobre o retorno às aulas presenciais em todo o país. De um lado, municípios e estados planejam a reabertura de escolas, por outro, especialistas alertam para o perigo de um retorno precoce. A repórter do Brasil de Fato, Marina Duarte conversou com o médico e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo (USP), Marco Akerman sobre o assunto.

 :: Volta às aulas: Posso optar por não mandar meus filhos para a escola? ::

Outro destaque é a campanha de vacinação contra o sarampo, que se encerra no dia 31 de agosto. O público alvo da ação são pessoas de 20 a 49 anos e a imunização pode ser feita em todos os postos de saúde do país. Ainda falando de saúde, o programa de hoje traz a notícia sobre a erradicação da poliomelite, também conhecida como paralisia infantil, no continente africano. O anúncio foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na última terça-feira (25). 

:: Despejo a favor de escola de aviação ameaça famílias indígenas em Porto Seguro (BA) ::

A edição também atualiza a situação do Quilombo Campo Grande, acampamento do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que fica localizado na cidade do Campo do Meio (MG). Dez dias após a conclusão do processo de reintegração de posse, famílias que vivem fora da área que sofreu o despejo denunciam a presença de tratores nesses locais. 

:: "Tirem as cercas": canção denuncia racismo e violência contra povos tradicionais ::

Você também confere a série de reportagens sobre a migração dos indígenas da etnia Warao, da Venezuela, para o Brasil, produzida pela repórter do Brasil de Fato, Catarina Barbosa. E a estrela do quadro Alimento é Saúde de hoje é o arroz de cuxá, prato típico do estado do Maranhão. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho