Perseguição Política

Repórteres sem Fronteiras lança abaixo-assinado contra extradição de Julian Assange

No dia 7 de setembro, o julgamento contra o fundador do site WikiLeaks será retomado em Londres

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Os apoiadores do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pedem sua liberdade fora do tribunal Woolwich Crown, no sudeste de Londres. - Daniel Leal-Olivas/AFP

A ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) lançou um abaixo-assinado contra a extradição de Julian Assange de Londres para os Estados Unidos. Até o momento, são cerca de 63 mil assinaturas em apoio ao fundador do site WikiLeaks

Continua após publicidade

O julgamento de extradição dos EUA, que começou no dia 24 de fevereiro, será retomada no dia 7 de setembro no Tribunal Criminal Central de Londres. Até lá, o RSF pretende alcançar 100 mil assinaturas e enviar o abaixo-assinado para as autoridades londrinas na manhã do dia 7.

Nos EUA, Assange é acusado de espionagem e pode ser condenado a cumprir uma pena de até 175 anos de prisão. Ao todo, são 18 acusações pela publicação de documentos secretos que evidenciaram crimes de guerra cometidos pelos estadunidenses, como ações de espionagem e manuais de tortura.

A equipe de defesa de Assange, liderada pelo espanhol Baltasar Garzon, aponta que as acusações de espionagem são, na verdade, perseguição política, e que há uma grave violação da liberdade de imprensa e de direito de informar, ao mesmo tempo que alertam para as frágeis condições de saúde do fundador do Wikileaks. Ele está na prisão de Belmarsh, na capital inglesa, desde maio de 2019, quando foi retirado da embaixada do Equador pela polícia britânica. 

O abaixo-assinado está disponível na página oficial da RSF. O Brasil de Fato defende a liberdade de Assange e apoia esta iniciativa.

Edição: Leandro Melito