Pernambuco

pandemia

Com recuo de casos, PE retoma comércio de praia e aulas presenciais em faculdades

Museus também voltam; semana teve menor registro de mortes dos últimos 4meses e menor número de novos casos em 10semanas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Até o domingo, 11.661 pessoas estavam com o vírus ativo no estado, um aumento de mais de 300 pessoas em relação à semana anterior - Agência Brasil

A semana de 24 a 30 de agosto reafirmou a tendência de desaceleração da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. Desde o início de agosto o registro de novos casos tem caído, enquanto o número de óbitos por covid-19 apresenta tendência de queda desde junho. O Governo do Estado autorizou, a partir desta segunda (31) a retomada do comércio de praia, a volta às aulas no ensino superior, o avanço das etapas de retomada das atividades econômicas em municípios do interior e o turismo no arquipélago de Fernando de Noronha.

A semana que se findou neste domingo (30) foi a 25ª semana com transmissão do novo coronavírus em Pernambuco (35ª semana epidemiológica no Brasil). Foram registrados no estado 5.954 novos casos (228 a menos que na semana anterior), 184 mortes em decorrência da covid-19 (são 18 óbitos a menos que na semana anterior) e 5.529 pessoas se recuperaram da doença. Com estes números, Pernambuco somou, até este domingo, 125.094 casos. Destes, 7.574 resultaram em vítimas fatais (taxa de letalidade de 6,05%), outros 105.859 já estão recuperados (84,62%) e com anticorpos, enquanto outras 11.661 (ou 9,32%) seguem com vírus ativo, em tratamento doméstico ou hospitalar. Este número aponta que o estado tem 367 pessoas a mais com o vírus ativo em comparação à semana anterior.


Pernambuco responde por 3,24% dos casos no Brasil; letalidade da covid-19 entre os casos detectados no estado é de 6,05% / Brasil de Fato Pernambuco

Os dados colocam a semana de 24 a 30 de agosto como a semana com menor número de mortes (184) por covid-19 nos últimos quatro meses. A última semana com número abaixo deste foi a semana de 13 a 19 de abril (semana epidemiológica nº 6 de Pernambuco e 16ª semana do Brasil), quando foram registradas 131 mortes no estado. Na semana seguinte o número (199 mortes) já foi superior ao atual. Mas naquelas semanas os novos casos ainda eram abaixo dos dois mil, enquanto nesta última semana de agosto foram contabilizados quase seis mil novos casos.


Número de mortes por covid-19 em Pernambuco na última semana foi o menor dos últimos 4 meses / Brasil de Fato Pernambuco

Como a doença tem ciclo de duas a três semanas, as pessoas que buscam diagnóstico são, em sua maioria, as que estão com sintomas, o que significa que o contágio ocorreu há pelo menos uma semana. Assim, entende-se que o número de novos casos diz mais sobre as duas semanas anteriores do que sobre a semana em curso. Esta semana que se encerrou no domingo (30) foi a com menos registros em 2 meses e meio. Os 5.954 novos casos colocam esta como a melhor semana epidemiológica nº15 (no Brasil, 25ª), quando Pernambuco diagnosticou 6.852 novos casos de covid-19. Nas duas semanas anteriores (semanas 14 e 13, na primeira quinzena de junho) os números foram bem abaixo da tendência, por ser a quinzena logo após o período de quarentena rígida, então foram as semanas em que o registro foi de 5 mil e 5,8 mil novos casos. Nas semanas 12, 11 e 10 (todas em maio) os números de novos casos superam os desta última semana de agosto.


Semana teve menor número de mortes desde abril e menor número de novos casos desde junho. / Brasil de Fato Pernambuco

Com mais de 125 mil casos, Pernambuco responde por 3,24% dos casos do país. O estado tem confirmação de que ao menos 1,31% de sua população foi contaminada pelo novo coronavírus. Considerando uma subnotificação de até seis vezes, estima-se que 7,85% (ou mais de 750 mil) dos pernambucanos tenham tido contato com o vírus. Na região Nordeste o total de diagnósticos até o domingo era de 1 milhão 142 mil 454 casos, com 34 mil 958 mortes (taxa de letalidade de 3,06%). Com subnotificação estimada em quatro vezes, número de nordestinos que já tiveram contato com o vírus deve superar os 4,5 milhões (ou 8,1% da população. A região responde por 29,6% dos casos do Brasil. No país são três milhões 862 mil 311 casos, dos quais 120 mil 828 resultaram em mortes (3,13%), o que significa que pelo menos 1,84% da população já foi contaminada. Com a subnotificação estimada em até quatro vezes, mais de 15 milhões de brasileiros (ou 7,3% da população) podem já ter se contaminado.

Crianças
Durante a coletiva de imprensa da última quinta-feira (27) o secretário André Longo falou sobre o crescimento de casos de covid-19 entre crianças. “Temos notado nesta última semana uma maior procura de emergências de pediatria. Mas apenas ¼ dos casos respiratórios agudos em crianças é covid-19. A maioria são outros vírus. Os pais estão saindo mais e trazendo vírus para casa, às vezes saem com as próprias crianças, que acabam mais expostas”, disse o secretário, que pontua ainda que, entre os casos graves de covid-19, apenas 2,5% foram em crianças de até 11 anos.

Mas a ocupação de leitos para este público está mais elevada a cada semana. “Os leitos de enfermaria destinados a bebês e crianças está com ocupação de 72%. Já as UTIs pediátricas estão com ocupação de 90%. Estamos em contato com serviços de referência em pediatria para abrir novos leitos e garantir uma reserva de vagas e estarmos preparados para volta das atividades escolares”, disse o secretário. Longo também criticou a falha de fornecimento, por parte do Ministério da Saúde, da imunoglobulina, utilizada no tratamento da covid-19 e outras síndromes. “O secretários de saúde estão preocupados. É uma demanda de todos os estados e municípios. Mas nós como estado estamos em contato com o fornecedor para comprarmos ao menos mil ampolas, que nos garantem por 30 dias”, afirmou.

Reabertura
Nesta segunda-feira (31) a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata avançam para a fase 8 do cronograma de retomada das atividades econômicas, com permissão para os serviços de escritório funcionarem com 100% da capacidade. O funcionamento de museus e espaços de exposição, antes previsto para a “fase 9”, foi antecipado e já é permitido, mas os estabelecimentos ainda não reabriram porque as prefeituras devem estabelecer protocolos que os estabelecimentos devem seguir. Nesta segunda também foi anunciada a permissão para a volta das aulas presenciais no ensino superior a partir da próxima terça-feira (8 de setembro), com 25% da capacidade, ampliando a quantidade de estudantes nas semanas seguintes: 50% (a partir do dia 14), 75% (dia 21) e 100% (dia 28). Permissão é válida para a RMR, Agreste e região de Petrolina.


Etapas 8 e 9 do Plano de Convivência / Governo de Pernambuco


Etapas 10 e 11 do Plano de Convivência / Governo de Pernambuco

Também foi autorizada a retomada dos comércios das praias. “As prefeituras têm que fazer a fiscalização se há respeito aos protocolos. Só é permitido um guarda-sol e até quatro cadeiras por cada área de quatro por quatro metros e todos usando máscaras”, cobrou o secretário estadual de Saúde, André Longo, que garante que a taxa de transmissão do vírus (“R”) está abaixo de 1 em todo o estado. A secretaria estadual de Trabalho e Emprego está oferecendo uma linha de crédito para comerciantes das faixas de areia do litoral pernambucano. São créditos de até R$3 mil a serem pagos em até 15 vezes, com até três meses para começar a pagar e juros de 1,49%. Os comerciantes que já forem Microempreendedores Individuais (MEI) podem obter crédito de até R$5 mil. As unidades do Expresso Empreendedor em Petrolina, Caruaru, Ipojuca e Recife voltaram a funcionar na semana passada.


Avanço do plano de retomada das atividades econômicas (31 de agosto) / Governo de Pernambuco

Enquanto isso os municípios da região Agreste do estado (exceto Garanhuns) avançaram para a fase 7, em que bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar até as 22h. Todo o Sertão e parte do Agreste se mantém na etapa em que já estava. As regiões de Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Petrolina se mantém, todas, na etapa 6, em que já podem funcionar polos comerciais, academias de ginástica, bares, restaurantes e lanchonetes, mas todos com horários restritos e apenas 50% da capacidade de clientes, além de obediência a todos os protocolos.

A região de Ouricuri (no Sertão) é a que ainda apresenta índices mais elevados de espalhamento do vírus, sendo necessário se manter ainda na “etapa 4” da reabertura, em que podem funcionar serviços públicos de atendimento, shopping centers (com restrição de capacidade e horários), varejo de rua (horário limitado) e construção civil (100%). Esta semana completa-se 3 meses desde o início do cronograma de reabertura no estado.


Etapa 4 do "Plano Estadual de Convivência com a covid-19" / Governo de Pernambuco

Fernando de Noronha
O arquipélago de Fernando de Noronha volta a receber turistas a partir desta segunda-feira (31). No entanto, só poderão acessar a ilha aqueles que já tenham tido covid-19. Ao pagarem a taxa de preservação ambiental (TPA), que agora é feita antecipadamente e via internet, o comprovante de pagamento deverá ser enviado junto com os exames comprovando que a pessoa já teve covid-19 e está recuperada. Devem ser mostrados exames RT-PCR positivo ou IGG positivo, ambos datados de pelo menos 20 dias antes.

Também foi autorizada a realização da “Regata Recife Fernando de Noronha” (REFENO) para o mês de outubro. Na Ilha não há transmissão comunitária há mais de um mês, com os casos sempre chegando através dos voos do Recife. Está em 95 o total de casos diagnosticados em Fernando de Noronha, com 93 deles já recuperados e dois em tratamento. Nenhuma pessoa faleceu. Outros cinco possíveis casos estão em investigação, aguardando resultado de exames.

Edição: Monyse Ravena