Pernambuco

Mobilização

Estados do Nordeste se articulam para promover o 26º Grito dos Excluídos

Em decorrência da pandemia, a maioria das cidades planeja atividades online; outras, fazem ações solidárias

Brasil de Fato | Recife (PE) |
25º Grito dos Excluídos Petrolina, em 2019 - Reprodução/Facebook

Em meio a uma pandemia que já fez milhares de vítimas no Brasil, a 26ª edição do Grito dos Excluídos traz como tema a frase "Vida em Primeiro Lugar". A manifestação que tradicionalmente acontece no dia 7 de setembro, traz este ano o lema, "Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!". As manifestações são fruto da mobilização popular e são realizadas em vários lugares do país.

Para o militante indígena e professor, Alessandro Tuxi, que faz parte do Grito dos Excluídos em Petrolina (PE), o Grito deste ano vem com mais fervor. “Falar da importância do Grito dos Excluídos deste ano é dizer que o grito este ano vem com mais fervor do que os outros anos, pela época de pandemia que estamos vivendo e o governo genocida que estamos vivendo”, defende. 

Devido à pandemia do coronavírus, a maior parte das cidades do Nordeste realizará atividades online. É o caso da região Nordeste 2, que contempla os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde já aconteceram atividades do chamado Pré-grito e uma programação virtual está sendo planejada para o feriado. 

O Bispo de Caicó (RN), Dom Mauro, convida os fiéis e a população a participarem das ações online através das redes sociais. "Muitas coisas bonitas irão acontecer, contaremos com a presença do nosso querido cantor Zé Vicente. Você pode participar através do Facebook, YouTube e Instagram da Pastoral Social do Nordeste 2", finaliza. 

Além das atividades online, algumas cidades prepararam ações in loco. Em João Pessoa, capital paraibana, vários atos de solidariedade irão acontecer ao longo do dia 7 de setembro, nas comunidades de Timbó, Mangabeira, Aratu, Thiago Nery, Costa Sol e Sonho Verde. Serão doadas cestas básicas e será feita a distribuição de materiais de higiene. 

Em Pernambuco, haverá ato de rua no Recife. A concentração está prevista para às 09h do dia 7 de setembro, no Parque Treze de Maio. É obrigatória a prevenção com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento entre os manifestantes. Ainda em virtude da pandemia, o percurso do ato será mais curto que o habitual.

No Ceará, também haverá ato de rua. Até o momento, estão confirmadas mobilizações virtuais em oito regiões do estado. 

Confira reportagem em vídeo:
 

Edição: Monyse Ravena