ARROZ E FEIJÃO

Programa Bem Viver: entenda o que está por trás da alta no preço dos alimentos

Produtos que compõem a cesta básica ficaram mais caros nas últimas semanas, e têm pesado no bolso do consumidor

Ouça o áudio:

Ex diretor da CONAB aponta que "a principal problemática é a falta de políticas públicas de abastecimento no país" - Marcelo Camargo/ABr
"Toda a regulação do sistema de abastecimento alimentar está entregue a interesses privados"

O programa Bem Viver desta quinta-feira (10) destaca a alta no preço dos alimentos para abastecimento interno do Brasil. Em entrevista para o programa,  Silvio Porto, ex-diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que o aumento trata-se de um reflexo das relações comerciais de oferta e demanda do mercado agroexportador e da falta de políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar e camponesa no país.

Continua após publicidade

:: Artigo | Agronegócio: um gringo no território nacional ::

O impacto do consumo de alimentos industrializados também é destaque nesta edição. Estudos apontam que a introdução de alimentos ultraprocessados nas aldeias indígenas, como os chamados “salgadinhos”, bolacha recheada, macarrão instantâneo, dentre outros, resultaram no desenvolvimento de problemas de saúde que antes não estavam presentes nesses territórios.

:: Alimento ultraprocessado é incoerente na escolha de uma vida vegana ::

A vacina contra o coronavírus também foi assunto do programa desta quinta-feira. Após a suspensão da testagem da vacina britânica em pessoas, devido a reação adversa apresentada por um voluntário que recebeu a dose, o Bem Viver mostra quais são as expectativas para a vacina chinesa, que está em fase de teste no Brasil, e para o composto russo, também deve ser testado no país.

:: 128 mil mortos: veja como cada estado vem lidando com a covid ::

Outro tema abordado foi relação entre a covid-19 e a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), uma doença autoimune relativamente grave e rara, em que o corpo do paciente produz anticorpos que atacam seus nervos. Entre os sintomas estão a falta de reflexos, formigamentos e intensa fraqueza muscular que pode causar até mesmo paralisia.  


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Edição: Geisa Marques