O UOL Esporte publicou, nesta semana, e-mails trocados entre funcionários do Flamengo que mostram que, desde maio de 2018, nove meses antes do incêndio que matou 10 jogadores das divisões de base do clube, havia o conhecimento de problemas na rede elétrica do alojamento do Ninho do Urubu.
Segundo o site, “correspondências internas trocadas entre os então responsáveis pelo dia a dia do CT apontaram aos dirigentes do Flamengo as ‘não conformidades’ das instalações e "suas gravidades", mostrando que os seguidos autos de infração da Prefeitura não eram os únicos problemas para o funcionamento do lugar como dormitório.”
Segundo a descrição feita, foram verificados problemas na parte elétrica, foi chamado um técnico de segurança do trabalho do clube para a realização de uma inspeção no local, que constatou os problemas, mas as medidas de segurança necessárias não foram tomadas.
Posição do Flamengo
O clube soltou nota oficial na quarta, 9, colocando-se à disposição das autoridades para fornecer acesso a todos os documentos necessários e dizendo que os problemas ocorreram em gestão anterior. E também que a: “Atual gestão do Clube providenciou com celeridade e perícia todos os reparos e melhorias devidos no CT, que hoje dispõe de alvará, aprovação dos Bombeiros e todas as liberações necessárias para pleno funcionamento, prezando a segurança de todos os atletas e colaboradores que frequentam o local.”