ASSISTA

Censura, Micheque e Mujica no programa Tempero da Notícia, com Rodrigo Vianna

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Brasil, o país da mordaça, dos impasses econômicos e do desemprego

Em alguns lugares, sábado é dia de feijoada, mas o aperitivo em todo canto fica a cargo do Tempero da Notícia, com o jornalista Rodrigo Vianna, às 11h no YouTube do Brasil de Fato. Nesta terceira edição, o quadro Receita da Semana mostra que aquele que já foi "o país do futuro" hoje lida com ameaças presidenciais, autoritarismo e descontrole na economia no governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Não ficaram para trás o recorde de desemprego, o debate presidencial nos Estados Unidos e a música Micheque, lançada esta semana pela banda Detonautas homenageando a primeira-dama, a família Bolsonaro e seu amigo de longa data, Fabrício Queiroz, e que já sofre uma tentativa de censura.

Afinal, "se o bolsonarismo é descuidado com a saúde, fazendo o Brasil bater recordes de mortes, ele é meticuloso e preciso na construção do autoritarismo", afirma Vianna.

Na Panela de Pressão as eleições na Bolívia e Equador, que enfrentam tentativas de golpe da extrema-direita da América Latina. E o Uruguai, que tenta se desvencilhar da corrente conservadora que toma o continente.

Para encerrar, um brinde do Cafezinho ao ex-presidente e guerrilheiro do Uruguai José "Pepe" Mujica, que anunciou sua retirada definitiva da política do país por conta de uma doença imunológica crônica. Além da homenagem  ao cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, que faleceu está semana, mas durante 56 anos, inundou o mundo com a celebre companhia de Mafalda e sua turma.

"Como todo grande artista, Quino dribla a morte e se imortaliza com Mafalda", disse o cartunista brasileiro, Carlos Latuff, citado por Vianna.
 
Além do programa do Brasil de Fato ir para o ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado também pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos. A Grande SP também pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários do sábado e domingo. 

 

Edição: Lucas Weber