opinião

Michael Moore: Trump agora ganhou sua confiança? Tenha cautela

Ele já mentiu milhares de vezes desde que assumiu o cargo; pode estar mentindo de novo

Tradução: Carmen Diniz

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O presidente americano, Donald Trump, declarou estar infectado com a covid-19 - Divulgação

O renomado cineasta Michael Moore postou em seu Facebook uma avaliação poderosa sobre Donald Trump ter declarado estar com a covid-19. Traduzimos e publicamos aqui, sem seu consentimento expresso, mas com a confiança de que Michael gostaria que sua mensagem chegasse também a todos os latinos, moradores ou não dos EUA. Leia abaixo:

Há uma verdade absoluta sobre Trump: ele é um mentiroso constante, absoluto, implacável, destemido e profissional. Um mentiroso em série. Um mentiroso comprovado. Quantas mentiras o Washington Post provou nesses quatro anos? 25.000? Uma mentira pelo menos duas vezes a cada hora? Pense em todas as pessoas más que você conheceu em sua vida. Mesmo a pior não poderia fazer isso.

Então, por que diabos nós acreditaríamos nele hoje? A confiança nele foi conquistada agora? Não. No entanto, somos decentes o suficiente para não querer que ele fique doente, para desejar-lhe o bem, e talvez só desta vez eu dê a ele o benefício da dúvida, afinal por que ele mentiria sobre isso?

Essa não é a questão. A pergunta que nós, e sim, eu quero dizer você, a mídia, a única pergunta que realmente precisamos nos fazer é esta: Por que Trump de repente começou a dizer a verdade?

Todos vocês, meus amigos, dizem há quatro anos: “Trump é um mentiroso! Trump é um mentiroso! " Por que você acreditaria nele agora? É bem possível que ele tenha covid-19. Na verdade, suponha que tenha . Claro que sim! Isso o  faz deixar de ser Trump? Tenho certeza  que Mussolini pegou uma gripe uma vez. Pinochet e Franco pegavam resfriados de vez em quando. Margaret Thatcher deve ter tido uma ou duas enxaquecas. Nenhum deles repentinamente se tornou legal ou fez coisas legais, ou começou a falar a verdade porque ficou doente. Jesse Helms com o nariz escorrendo ainda era Jesse Helms. (Um senador da Carolina do Norte, já falecido, conhecido por ser altamente racista e divisionista - Nota do Editor).

Mas Trump tem um histórico de mentir sobre sua saúde. Seu médico de longa data em Nova York, Dr. Bornstein, admitiu há alguns anos que Trump ditou sua perfeita “carta do médico” durante a campanha de 2016. Depois, houve o médico da Casa Branca que disse que Trump poderia viver “200 anos!". E que tal sua mentira sobre aquela viagem de emergência ao Hospital Walter Reed "para completar seu exame físico?" Trump também tem um histórico de mentir sobre a saúde de seus oponentes (como quando Hillary adoeceu na cerimônia de comemoração do 11 de setembro ou o que ele está dizendo agora sobre a saúde de Biden).

É por isso que devemos ser céticos. Devemos sempre permanecer céticos quando se trata de Trump. Ele pode estar com isso. Mas também é possível que ele esteja mentindo. Isso é só um fato.

Mas por que mentiria sobre isso? O que teria a ganhar? Quer dizer, parece ruim que chamou a covid de farsa por sete meses, e interpretou mal a resposta do governo, e agora  tem? Não parece terrível que ele tenha passado meses minimizando o uso de máscaras, descartando o distanciamento social, promovendo grandes comícios cheios de apoiadores idosos e até matando seus próprios apoiadores como Herman Cain?

E isso não vai contra o seu estilo de sempre projetar (e exagerar) sua própria força, sua saúde, sua genética, sua virilidade? Sim. Isso tudo é verdade. Você não gostaria de admitir que foi enganado.

Mas ele está perdendo a eleição. E ele sabe disso. Isso não é 2016. Ele era odiado em 2016, mas agora eles o odeiam ainda mais. Milhões de americanos estão inflamados e prestes a lhe dar uma surra no campeonato principal, uma derrota recorde.

Então ele precisa mudar totalmente a narrativa dessa campanha com urgência.

E simplesmente aconteceu.

Democratas, liberais, a mídia e outros sempre se enganaram ao tratá-lo simplesmente como um bufão, um tolo e um idiota. Sim, são todas essas coisas. Mas ele também é astuto. É inteligente. Ele ultrapassou Comey. Ele ultrapassou Mueller. Derrotou 20 republicanos nas primárias republicanas e depois fez o mesmo pelos democratas, vencendo a Casa Branca apesar de receber menos votos do que seu oponente. Ele é um gênio do mal e eu levanto a possibilidade de que ele minta sobre ter covid-19 para nos preparar e contra-atacar. Ele sabe que estar doente tende a conquistar uma certa simpatia. Ele é muito capaz de transformar isso em uma arma.

Mentiu sobre quando uma vacina estará pronta. Que melhor forma de enfatizar essa mentira do que encenar uma saga nas últimas semanas antes das eleições que culminam com o lançamento desta “vacina”.

Sua história sobre impostos no New York Times foi horrível para ele. Assim como a história do The Atlantic sobre ele chamar os soldados americanos mortos de perdedores e tolos. Há mais uma dúzia dessas histórias em outubro. Ontem à noite, The New Yorker detalhou como seu diretor financeiro de campanha (e namorada de Don Jr.) foi demitido da Fox News por ... bem ... se comportar como um típico âncora da Fox News por assediar sexualmente sua assistente e forçar a empresa a pagar um acordo de US $ 4 milhões (mais de R$ 22 milhões) para aquela assistente por causa de seu comportamento. E também, ontem à noite, a CNN estava passando uma gravação de áudio de Melania falando besteiras sobre crianças separadas de seus pais na fronteira. E falando tolices sobre o Natal. O Natal!

Essas histórias estão prestes a se tornar uma coisa cotidiana. No entanto, elas podem ter menos tempo de transmissão e ser menos prejudiciais, pois Trump e a primeira-dama estão agora "doentes" e devem estar em nossos pensamentos e orações.

Mas o mais perigoso, ele  PODE USAR ESTA PRESSÃO PARA ATRASAR  OU ADIAR A ELEIÇÃO. A constituição não permite, mas ele não dá a mínima para a constituição. Ele e seu capanga, o procurador-geral Barr, não têm vergonha e tudo farão para permanecer no poder. Pode até usar isso como desculpa se perder.

Então há isso:

Ele pode usar sua covid como pretexto para desistir da corrida e colocar os Pence no topo do tíquete. Pence se tornaria presidente temporariamente, e  poderia perdoar Trump preventivamente por todos os seus crimes.

Novamente, no entanto, ele pode ter covid. Provavelmente sim. Mas nunca, nunca, nunca acredite em uma palavra dele e nunca, nunca, nunca subestime suas habilidades de sobrevivência ou as profundezas de seu erro ou maldade.

O que você pode fazer hoje? Faça o seu plano para votar e cumpra-o. Questionar tudo. E se você e eu finalmente estivermos convencidos de que ele tem, NÃO fique em silêncio enquanto ele pensa em como usar esta doença a seu favor.

Finalmente, a título pessoal: fique vivo, senhor presidente. Sua saída da vida pública deve ocorrer de forma correta e decente. Tem muitos anos de vida. Tem um filho para criar. Netos que precisam. Uma fundação que te ama. E as famílias de quase um quarto de milhão de mortos que poderiam estar vivas hoje se você tivesse feito seu trabalho, se você tivesse se importado, se não tivesse feito política com a vida das pessoas. Mais de 200.000 almas perdidas e você SABIA disso! Você disse a Woodward em fevereiro que era uma praga. 200.000 mortos por decisões que você tomou, porque você mentiu sobre a ciência e ignorou os médicos.

Tenho certeza de que você está ouvindo agora.

A covid não deve expulsá-lo. Esse  trabalho é  nosso . Com caneta e cédula.

*Tradução para o português publicada originalmente pelo Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba.

Edição: Rodrigo Durão Coelho