EUA

Kamala Harris suspende eventos de campanha após infecção de covid-19 entre assessores

Candidata a vice não teve contato direto recentemente com os dois infectados e testou negativo na última quarta-feira

|
Harris não manteve contato direto recentemente com os dois infectados e testou negativo na última quarta-feira (14) - Ronda Churchill / AFP

A candidata democrata a vice-presidenta dos Estados Unidos, Kamala Harris, suspendeu sua participação presencial em eventos de campanha até a próxima segunda-feira (19).

A medida foi anunciada após duas pessoas de sua equipe terem testado positivo para o novo coronavírus: a diretora de comunicação Liz Allen e um tripulante do avião usado pela senadora.

Harris não manteve contato direto recentemente com os dois infectados e testou negativo na última quarta (14/10). Ela viajaria nesta quinta (15) para a Carolina do Norte, um dos principais palcos da disputa entre Biden e Donald Trump.

A atitude de Harris contrasta com a do presidente norte-americano que manteve compromissos de campanha mesmo sabendo que uma conselheira havia testado positivo para o novo coronavírus. Dias depois, Trump foi diagnosticado com covid-19.

:: Vídeo | Como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos ::

Debate cancelado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, farão entrevistas ao vivo na noite desta quinta-feira (15) por duas emissoras norte-americanas.

Biden havia anunciado na última semana que participaria de um evento onde eleitores fazem perguntas ao candidato na emissora ABC News, como forma de compensar o cancelamento do debate entre os dois postulantes.

Por isso, Trump decidiu fazer a mesma coisa nesta quinta, só que ele responderá eleitores pela NBC News. Os dois eventos começam às 20h (21h, no horário de Brasília).

Para este dia 15, estava agendado o segundo debate presidencial entre Trump e Biden, mas o encontro foi cancelado por conta do diagnóstico positivo do republicano para o novo coronavírus. O comitê organizador sugeriu fazer uma discussão remota entre os dois, mas a equipe do atual presidente se negou e tentou mudar a data da discussão - medida não aceita pelos democratas.

:: Minuto a minuto | Eleições Presidenciais dos EUA 2020 ::