Educação

Nova regra de acesso ao Fies passa a valer a partir de 2022

Estudante deverá ter pontuação mínima de 400 na redação do Enem. Hoje a exigência é de não zerar a nota

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Na modalidade Fies, o estudante deve complementar a inscrição pelo site do programa no período de 27 de fevereiro a 2 de março - Marcello Casal Jr / Abr

A regra de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai mudar a partir de janeiro de 2022. Com a alteração, o programa passa a exigir nota mínima de 400 pontos na redação do Enem. O requisito atual é não zerar o texto. 

:: Estudantes podem pedir suspensão do pagamento de parcelas do Fies durante pandemia ::

Sendo assim, as exigências do Fies em 2020 e 2021 continuam sendo a média aritmética das provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação, além da comprovação de ter renda familiar per capita entre um e três salários mínimos. 

Já para 2022, será exigida nota média aritmética das provas igual ou superior a 450 pontos e nota igual ou superior a 400 pontos na redação, além da comprovação de renda familiar. 

:: Universidades particulares demitem professores em massa e lotam salas virtuais ::

Essas mudanças no programa passariam a valer já em 2021, mas, por meio do Diário Oficial da União (DOU) da terça-feira, dia 13 outubro, o governo adiou para 2022. 

Prazo prorrogado

O prazo para candidatos ao Fies que ainda não se inscreveram em uma instituição de ensino foi prorrogado devido à alta procura para a inscrição, ocasionando sobrecarga e instabilidade no sistema. Inicialmente, os estudantes tinham até as 23h59 desta terça-feira (13) para tentar uma das 50 mil vagas remanescentes no 2º semestre deste ano. Agora, um novo cronograma ainda será divulgado.

Leia mais: Fies: prazo para não matriculados em instituições de ensino é prorrogado

As vagas remanescentes do Fies são aquelas que não foram preenchidas no processo seletivo regular do programa. Todo o processo é pode ser acompanhado pela página do Fies na internet.




 

 


 

Edição: Daniel Lamir