Arte

Festival "Curta o Gênero" debate as conexões entre arte, ciência e política

A etapa virtual vai até o dia 3 de dezembro; em março de 2021, evento terá continuidade de forma híbrida

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Festival chega a sua nona edição e terá formato online - Foto: Curta o Gênero

Como forma de prevenção ao coronavírus, o 9º Festival Curta o Gênero, edição 2020/2021, será dividido em duas partes. A primeira parte será integralmente virtual e acontece de 7 de outubro a 3 de dezembro deste ano. A segunda parte está sendo pensada de forma híbrida, acontecerá de forma presencial e virtual, e será realizada a partir da segunda quinzena de março de 2021.

Nesta edição, o evento tem como tema “Conexões entre arte, ciência e política para viver bem o presente” e, nessa primeira parte, a programação contará com o Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, uma retrospectiva das edições anteriores da Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero e o 3º Colorindo o Gênero. As atividades acontecem sempre às quartas e quintas-feiras, das 19h às 21h e, eventualmente, as sextas-feiras, às 20h.

Leia também1º Festival de Documentários de Porto Alegre começa nesta quarta-feira

Serão nove mesas e nove sessões audiovisuais, com bate-papo com realizadores, curadores e convidados. Na segunda parte, a programação terá a Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero, exposição fotográfica, apresentação de trabalhos e relatos de experiências. Vale lembrar que durante a primeira parte serão lançados todos as chamadas para participação e apresentação que acontecerão no próximo ano.

Além de toda a programação, também já estão abertas as inscrições para o concurso que irá selecionar a ilustradora responsável por colorir a identidade visual do Curta o Gênero – Edição 2020/2021. As inscrições vão até o dia 13 de novembro e o resultado será divulgado no dia 20 do mesmo mês. A chamada também irá definir as artistas que irão compor a Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero. O material das inscrições deve ser enviado para o e-mail [email protected]

Para acessar o regulamento clique aqui.

Sobre o Curta o Gênero

O Curta o Gênero é realizado pela organização não governamental, Fábrica de Imagens. É um evento composto de múltiplas linguagens, com seminários, mostras cênicas e artísticas, fotografia, artes visuais, feira de economia solidária, mostra audiovisual, lançamento de livros, atividades para crianças, flash tattoo, dentre outras.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena