Saiba como assistir

Ao vivo: Evo Morales conversa com Breno Altman sobre vitória da esquerda na Bolívia

Entrevista, ao vivo, vai ao ar às 11h no YouTube, Facebook e Twitter de Opera Mundi

|
A vitória do MAS foi celebrada por Morales, que a classificou como "um triunfo histórico e inédito" - Foto: Wikicommons/ Opera Mundi

O fundador do site Opera Mundi, Breno Altman, conversa nesta quarta-feira (21) com o ex-presidente da Bolívia Evo Morales sobre a vitória do partido Movimento ao Socialismo (MAS) no primeiro turno das eleições presidenciais bolivianas. A entrevista vai ao ar às 11h da manhã e será transmitida ao vivo no Facebook, Youtube e Twitter de Opera Mundi.

As eleições presidenciais da Bolívia aconteceram neste domingo (18), um ano após Morales sofrer um golpe de Estado que forçou sua renúncia. Atualmente, o ex-presidente vive na Argentina na condição de asilo político.

Os resultados, anunciados por pesquisas boca de urna, indicam que Luis Arce, candidato do MAS, foi eleito no primeiro turno com 53% dos votos. A autoproclamada presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, e o principal rival do MAS na disputa, Carlos Mesa, já reconheceram a vitória da esquerda. 

De acordo com as leis eleitorais da Bolívia, para a eleição ser definida já no primeiro turno, o vencedor deve ter 50% mais um dos votos ou conquistar mais de 40% e abrir mais de 10 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado.

Além da presidência, o MAS conquistou a maioria dos assentos no Senado boliviano. Segundo levantamento de boca de urna feito pela empresa Ciesmori para a Unitel, o partido conquistou 19 dos 36 assentos na Câmara Alta do Legislativo.

A vitória do MAS foi celebrada por Morales, que a classificou como "um triunfo histórico e inédito". "A vitória eleitoral contundente demonstra que em 2019 não houve fraude, mas sim um golpe de Estado. Com Lucho Arce, levantaremos, unidos, novamente a Bolívia", disse.

"Recuperamos a democracia"

Em primeiro discurso após resultados preliminares, Arce afirmou que o MAS recuperou a democracia no país.

"Recuperamos a democracia e a esperança. Vamos redirecionar nosso processo de mudança sem ódio, defendendo e superando nossos erros", disse o virtual presidente eleito.

A escolha de Arce, um economista de 57 anos de idade, para ser o candidato do MAS nessas eleições se deu por conta de seu reconhecido trabalho à frente do Ministério da Economia, sendo constantemente conectado aos avanços econômicos que a Bolívia alcançou durante os anos de governo de Evo Morales.

O virtual mandatário eleito assumiu o comando da pasta pela primeira vez durante o primeiro mandato de Evo, em 2006, e chefiou a economia boliviana ininterruptamente até 2017. Retornou ao posto em janeiro de 2019 e só deixou o cargo em novembro do mesmo ano, após o golpe de Estado.

Segundo dados do Banco Mundial, 63% da população vivia abaixo da linha da pobreza em 2002. Já em 2018, com Arce comandando a economia boliviana, esse número foi reduzido para 35%. Além disso, números do governo apontam para um crescimento no PIB desde que Morales assumiu, partindo de US$ 9,5 bilhões para US$ 40,8 bilhões.