Fique ligado

Campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite termina nesta sexta-feira (30)

Objetivo é vacinar 95% das crianças, mas até o começo desta semana apenas 5% dos municípios atingiram a meta

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em 1994, o Brasil recebeu a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Movimento antivacina ameaça condição do país. - Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de um a menores de cinco anos termina nesta sexta-feira (30). O objetivo da ação que começou no dia 5 de outubro é vacinar aproximadamente 11,2 milhões de crianças em todo o território brasileiro. 

Até a última segunda-feira (26), no entanto, apenas quatro milhões foram vacinadas contra a paralisia infantil. A menor cobertura foi registrada entre as crianças de três anos de idade, e a maior, entre as crianças de dois anos. Em relação aos estados, a maior cobertura se deu no Amapá (62,59%), seguido por Paraíba (50,11%), e a menor ocorre em Rondônia (11,76%). De todos os municípios brasileiros, apenas 232 (4,16%) atingiram a meta de 95% de crianças vacinadas, segundo o Ministério da Saúde. 

:: Ex-ministro da Saúde, Padilha pede investigação sobre queda histórica de vacinação ::

Para os estados que não atingirem a meta, a recomendação é que a vacinação siga durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde espalhados pelo país. Nesse sentido, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, a não vacinação pode levar à “formação de bolsões de pessoas não vacinadas, possibilitando a reintrodução do poliovírus”, modificando um cenário consolidado desde 1994. Naquele ano, o Brasil recebeu a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Lembrando que a vacinação é o único caminho para evitar a poliomielite, doença que não possui tratamento. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem eficácia entre 90% e 95% e protege até contra três tipos do poliovírus. 

Multivacinação

Paralelamente à campanha, também ocorre a ação de multivacinação que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, oferecendo todas as vacinas do calendário nacional de vacinação. Todas as vacinas são oferecidas pelo SUS, garantindo à população o acesso gratuito à prevenção de doenças e fazendo do Brasil referência mundial em vacinação. 

A ação de vacinação ocorre paralelamente ao movimento antivacina, que tem como um de seus expoentes no Brasil o próprio presidente Jair Bolsonaro. Em meio à pandemia de covid-19, que já matou mais de 1,1 milhão de pessoa em todo o mundo, e à busca por uma cura, o capitão reformado diz não entender os motivos da pressa para descoberta e aplicação de uma vacina. Segundo ele, "todo mundo diz que a vacina que menos demorou até hoje foram quatro anos. Eu não sei por que correr em cima dessa".

:: Programa Bem Viver: quais os riscos do movimento antivacina para a saúde pública? ::

O movimento global antivacina foi considerado uma das dez maiores ameaças à saúde, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, pelo impacto que pode ter: “o risco é de perpetuação de infecção e de surtos por conta dessas pessoas que pertencem a esse movimento absolutamente sem pé nem cabeça que é o movimento antivacinal”.

No Brasil, o movimento contra vacinação trouxe o retorno de doenças como o sarampo, que estava erradicada no país até 2016. Em 2019 foram registrados cerca de 18 mil casos e, até o dia 1º de agosto deste ano, foram aproximadamente sete mil registros e cinco mortes de crianças.

Edição: Daniel Lamir