EM ALTA

Em nova pesquisa Ibope, Manuela amplia vantagem à Prefeitura de Porto Alegre

Em simulação de 2º turno, a candidata do PCdoB aparece em empate técnico com Fortunati e Melo e vence Marchezan

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Manuela tem 27%, seguida por Marchezan e Melo empatados com 14% e Fortunati com 13% - Danilo Christidis

Uma nova pesquisa Ibope sobre o primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Porto Alegre, divulgada nesta quinta-feira (29) pela RBS TV, traz Manuela D’Ávila (PCdoB) ainda mais à frente nas intenções de voto, somando 27%. A pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 5 de outubro, trazia a candidata com 24%.

Continua após publicidade

Logo após, em empate técnico, estão o atual prefeito Nelson Marchezan Junior (PSDB) e o deputado estadual Sebastião Melo (MDB) com 14% e o ex-prefeito José Fortunati (PTB) com 13%. Na pesquisa anterior, Marchezan aparecia com 9%, Melo com 13% e Fortunati com 14%.

Em seguida, aparecem Juliana Brizola (PDT) com 4%, João Derly (Republicanos) com 3%, Fernanda Melchionna (PSOL) com 3%, Gustavo Paim (PP) com 2% e Valter Nagelstein (PSD) com 2%, Julio Flores (PSTU) com 1% e Rodrigo Maroni (PROS) com 1%. Luiz Delvair Martins Barros (PCO) e Montserrat Martins (PV) não pontuaram na pesquisa. Brancos e nulos somam 8% e outros 8% disseram não saber ou não responderam.

Leia também: Violência política contra mulheres é denunciada em ato virtual

Segundo turno

A pesquisa simulou seis cenários de segundo turno. Manuela lidera nos três em que foi citada, porém, há empate técnico em duas situações. A candidata tem 41% no cenário que traz Fortunati com 40%. Com Melo, ela tem 43% das intenções, enquanto ele tem 40%. Já no cenário com o atual prefeito, Manuela tem 45% e Marchezan tem 37%.

A pesquisa também simulou um segundo turno sem Manuela. Fortunati venceria Marchezan, por 46% a 30%, e também Melo, por 42% a 34%. Um eventual segundo turno entre Marchezan e Melo, o atual prefeito perderia por 32% a 45%.

A pesquisa foi encomendada pela RBS TV e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo RS‐06638/2020. Tem um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 805 eleitores entre os dias 27 e 29 de outubro.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko