2 DE NOVEMBRO

No Dia de Finados, MST adere à campanha pelo plantio de árvores

Iniciativa da CNBB sugere ação em homenagem aos mortos e visa evitar aglomerações em cemitérios

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Campanha sugere que sejam plantadas árvores nativas e alimentícias de cada região - Foto: MST RS

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se somou à campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que a população brasileira plante árvores em homenagem aos mortos neste 2 de novembro, Dia de Finados.

Além de evitar as tradicionais aglomerações em cemitérios, tendo em vista a pandemia de covid-19, que já causou mais de 160 mil mortes no país, a iniciativa também ressalta a importância da  preservação do meio ambiente.

A carta com o chamado para a campanha É Tempo de Cuidar da Saudade e da Casa Comum, assinada por Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, dá destaque “à triste destruição ecológica decorrente das queimadas em algumas regiões do país.”  

A CNBB e a Cáritas brasileira propõem “motivação nacional, a título de sugestão, não apenas para os católicos mas para todos que experimentam a saudade e se angustiam com a devastação ambiental”.

Conforme sugere a campanha, o indicado é que sejam plantadas árvores nativas de cada região e, se possível, árvores alimentícias. As organizações apontam para que se evitem sementes e que a homenagem às vítimas do novo coronavírus seja feita a partir do plantio de mudas, com procedência garantida.  

A proposta surgiu originalmente na arquidiocese de Manaus e foi incorporada pelas demais regionais da CNBB em todo país.

“Queremos lembrar os mortos lembrando a vida: a morte de nossos irmãos e irmãos, mas também a morte da natureza. Vivemos o padecer da natureza e sua morte nas queimadas na região amazônica e no Pantanal”, escreveu dom Leonardo Steiner, da arquidiocese da capital do Amazonas, em carta enviada às paróquias e áreas missionárias.

A destruição acelerada da natureza e da biodiversidade é uma das principais preocupações do Papa Francisco, a exemplo da encíclica Laudato Si ("Louvado Sejas"), a primeira na história da Igreja Católica dedicada exclusivamente ao meio ambiente. 

A CNBB estimula ainda que fotos do plantio sejam compartilhadas nas redes sociais com a hashtag: #Cuidardasaudade. As imagens serão disponibilizadas no site da organização.

Edição: Camila Maciel