Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Eleições 2020

Charbel promete que saúde, escolas e teatros serão geridos pela iniciativa privada

Candidato do Partido Novo também afirma que vai extinguir CTTU e Emlurb, além de reduzir regras para obras no Centro

04.nov.2020 às 20h17
Recife (PE)
Vinicius Sobreira

Charbel é nascido em Belo Horizonte (MG) e mudou-se para o Recife após ser aprovado no concurso de procurador municipal - Divulgação NOVO

O candidato Charbel Maroun foi o sexto entrevistado do Opinião Pernambuco na série de entrevistas com os postulantes à Prefeitura do Recife. Filiado ao Partido Novo, Charbel é nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, e mudou-se para a capital pernambucana após ser aprovado no concurso de procurador municipal do Recife. Ao longo da sabatina, realizada pela jornalista Stella Maris Saldanha, o candidato deixou claro que pretende envolver a iniciativa privada em praticamente todos os serviços públicos prestados pela prefeitura, seja através de privatizações, concessões ou parcerias público-privadas (PPPs). O Opinião Pernambuco vai ao ar de segunda a sexta, às 19h30, na TV Universitária Recife (Canal 11), mas também fica disponível no canal da TVU no Youtube.

Em linhas gerais, o candidato prometeu “reduzir o número de servidores, para que a Prefeitura tenha um tamanho que permita sobrar recursos suficientes para que ela possa garantir serviços de qualidade à população”. Charbel Maroun disse que quer o poder público com a principal responsabilidade não de realizar diretamente os serviços pelos quais é responsável por lei, mas que o Executivo municipal garanta os serviços através de parcerias com entes privados e que o poder público atue mais “fiscalizando a qualidade dos serviços prestados”. “Não precisa a Prefeitura construir uma escola, um prédio, para prestar um bom serviço”, completa ele. A regra se aplica também a educação e saúde.

Para Charbel (NOVO) o SUS precisa passar por uma “remodelação”, em que o recurso não vá para contratação direta de servidores (via concurso) ou construção de hospitais, mas para pagar exclusivamente os serviços a serem utilizados pela população numa rede privada já existente. “O dinheiro está sendo gasto para construir prédio e contratar pessoal”, reclama Charbel. “Temos uma rede privada para atender a população. Quanto mais importante o serviço, melhor precisa ser a qualidade”, afirma. “O sistema de saúde da Inglaterra não tem servidor público. Eles contratam médicos por iniciativa privada, clínicas privadas e pagam. Quanto mais eu gasto com manutenção de prédio, menos sobra para eu comprar medicamento, consultas e exames”, disse ele. O candidato pontuou ainda que o Hospital da Mulher (municipal) tem gestão privada, assim como algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ele mencionou UPAs dos bairros dos Aflitos e Afogados, mas as localidades não contam com unidades de saúde do tipo.

Assista na íntegra:

Para a educação o projeto é similar. Ele lembrou que a falta de creches faz com que as mulheres da família se dediquem aos cuidados das crianças ao longo do dia e ficam impedidas de trabalhar. “Na escolinha do bairro cobra-se R$250, mas elas não têm dinheiro. Era melhor a Prefeitura pagar essa escolinha do que comprar terreno, fazer licitação para obra, contratar empreiteira que desvia dinheiro, fazer concurso, depois tem greve de servidor. É melhor pagar a escolinha. No dia seguinte à minha posse já está resolvido o problema”, diz Maroun. Para as escolas de ensino fundamental a proposta é contratar instituições privadas, inclusive escolas particulares já existentes, para gerir as escolas públicas. Além disso, disponibilizar para os pais um “voucher” para pagarem escolas privadas.

Charbel é um dos fundadores do Partido Novo no estado, organização partidária que defende que as campanhas e partidos não recebam verbas públicas, mas de doações empresariais e individuais. O candidato foi questionado por Stella Maris sobre essa “necessidade” de envolver a iniciativa privada em tudo, se não seria uma forma de colocar mais recursos públicos para os empresários que apoiam seu partido. “É para favorecer a iniciativa privada? Sim, é um dos motivos. Não por motivos escusos, mas porque estimular a iniciativa privada é gerar empregos. E quem é beneficiado com os empregos é a população”, argumentou. “E não estou falando só da iniciativa privada com fins lucrativos, mas das OS, OSCIPs [classificações jurídicas de ONGs]. Emprego gerado pelo governo é caríssimo, enquanto emprego gerado pela iniciativa privada é mais eficiente e atende melhor a população”, avaliou. Na resposta ele também mencionou, sem esconder o tom de reclamação e cobrança aos empresários, que o empresariado não tem dado contribuição financeira para o diretório local do Partido Novo.

O candidato pretende fazer o máximo de PPPs, concessões e privatizações, passando para a iniciativa privada praças, ginásios, teatros, mercados e cemitérios, além da extinção de autarquias como CTTU, Emlurb e Urb. “O município não tem recurso para manter esses teatros. A iniciativa privada vai fazer a gestão do teatro, com recursos próprios, para explorar comercialmente, entregando melhor serviço para a população. O ginásio Geraldão a mesma coisa”, diz o candidato. “A prioridade do recurso público é Saúde, Educação e Saneamento Básico”, completa. Seu plano de governo também menciona retirar toda a legislação que dificulta a realização de obras privadas no centro do Recife. “O centro está abandonado. Quase ninguém mora mais lá. O centro tem toda a infraestrutura, saneamento, transporte, mas há leis que impedem as empreiteiras de construírem e reformarem prédios. Minha intenção é que as pessoas voltem a morar lá”, conclui.

Editado por: Vanessa Gonzaga
Tags: direitaeleiçõesnordestepartido novopernambucorecife
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Desigualdade

Governo Milei comemora queda da inflação enquanto povo sofre com demissões e renda em queda

DISPUTA DE NARRATIVA

Acnur afirma que Venezuela tem 6 milhões de refugiados e Caracas responde: ‘máfia a serviço da Usaid’

Ataques a imigrantes

Trump culpa imigrantes por crise econômica para encobrir bilionários, diz editora de projeto internacional

CINEMA

Santa Cruz valoriza memória e mantém olhos no mercado com festival

POLÍTICA EXTERNA

Lula quer mais conectividade aérea, marítima e terrestre entre Brasil e Caribe

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.