Eleições 2020

Prefeitura do Recife: João Campos promete foco no transporte público

Candidato do PSB também rebateu críticas por sua juventude e defendeu ampla aliança para governar

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Engenheiro civil e com 26 anos, Camposfoi eleito pela primeira vez em 2018, quando foi o deputado federal mais votado de Pernambuco. - Divulgação PSB

O deputado federal João Campos (PSB) foi o quinto entrevistado da série do programa Opinião Pernambuco com os prefeituráveis do Recife. Na sabatina realizada pelo jornalista Valdir Oliveira, Campos disse que apesar de jovem já está preparado para governar a capital pernambucana, prometeu priorizar a educação, o acesso a renda e a redução de desigualdades.

Engenheiro Civil, 26 anos, o candidato do PSB foi eleito pela primeira vez há dois anos, quando foi o deputado federal mais votado de Pernambuco. Hoje ele é vice-líder do seu partido na Câmara Federal. O programa de entrevistas vai ao ar diariamente na TV Universitária Recife (canal 11), às 19h30.

Questionado sobre sua juventude, algo que tem sido usado por adversários para acusá-lo de despreparo, João Campos rebateu que “longevidade e experiência não significa que eles tenham talento e aptidão”. “Sempre me preparei para os desafios da vida, sempre gostei de estudar e acho que posso dar uma importante contribuição para a cidade. Estou pronto para governar o Recife e adotar novas formas de enfrentar velhos e novos problemas”, disse o candidato, que é o mais jovem entre os 11 postulantes ao executivo municipal este ano.

Leia também: Cientista político analisa disputa eleitoral para a prefeitura do Recife

O deputado garante que vai “colocar a política a serviço da sociedade, não a sociedade a serviço da política” e disse que não vai fazer promessas, mas apresentar projetos. “Estou dizendo quanto vai custar, de onde vai sair o dinheiro, o que não for possível eu vou dizer. É preciso dizer a verdade”, pontua. A prioridade, diz ele, é reduzir desigualdades e “trabalhar pelos pequenos”.

Uma das propostas de Campos é um programa de “Crédito Popular”, que vai ofertar empréstimos de R$ 3 mil, com quatro meses para começar a pagar e 12 meses para quitar o empréstimo, com juros de 1%. “É para levar acesso a renda e dar chance ao negativado”, diz ele, pontuando ainda que no Brasil não é atrativo sair da informalidade, mas que o Recife pode pensar algo para estimular a formalização, o que ele considera que estimularia a geração de emprego e renda nas periferias. Ele também pontua como proposta para a redução das desigualdades um programa de moradia e regularização fundiária na capital pernambucana.

Assista a entrevista na íntegra:

Nos últimos meses a Prefeitura do Recife tem sido alvo de seguidas operações da Polícia Federal. Apesar de não haver detenções, há suspeita de corrupção em contratos do município, governador por Geraldo Julio, companheiro de partido de João no PSB. O candidato tem como aliados um amplo leque de partidos.

Ele foi perguntado se não temia possíveis desvios por parte de aliados na gestão. “Não vou tolerar nenhum ato de corrupção no nosso governo. Transparência e honestidade são princípios de vida que sempre estarão comigo na vida pública. Na gestão pretendo fortalecer os mecanismos de controle interno e externo”, garantiu, pontuando ainda um avanço tecnológico que pode ajudar na eficiência da máquina pública.

Ainda sobre seus aliados, João Campos disse acreditar na “união”. “Se a gente sair segregando, nos apegando às divergências, não vamos conseguir ir para frente. Temos que nos apegar ao que nos une. A Frente Popular do Recife é uma das maiores e antigas frentes do Brasil e as diferenças entre os partidos é normal”, avalia. “Temos que pacificar na política, mas é importante fazer a unidade das pessoas, da sociedade civil, para termos direção objetiva”, conclui.

Saiba mais: Cientista político alerta para possível avanço do "centrão" no Nordeste

Para a educação, Campos falou principalmente do atendimento à primeira infância. “O primeiro grande desafio é o déficit de creche. Aqui no Recife temos um déficit entre 55% e 60%. Temos que aumentar muito o número de vagas em creche”, diz ele. No Recife as creches atendem menos de 40 bairros. Na avaliação do candidato, a prefeitura não conseguirá atender a essas demandas sozinha. “Teremos que dialogar com iniciativa privada, terceiro setor, creches comunitárias, instituições filantrópicas, para expandir as vagas”, afirma.

Outra proposta é a de conseguir alfabetizar as crianças até os 7 anos de idade. “Mas para isso precisamos de formação continuada de professor, dividir gestão administrativa e pedagógica, monitoramento e acompanhamento por aluno ao longo dos anos, boas condições de trabalho para os professores”, disse ele, pontuando ainda sua atuação na Câmara Federal junto às pautas da educação.

O candidato do PSB também garantiu que na questão da mobilidade urbana sua prioridade vai ser o transporte público. “70% das pessoas se locomovem caminhando ou no transporte público, então precisamos priorizar efetivamente esse meio. E como faz isso? Primeiro ocupar no Consórcio Grande Recife o nosso espaço com muito mais vigor do que é feito hoje, mas também criando mais faixas-azuis exclusivas para ônibus e usando muita engenharia de tráfego”, promete.

João Campos também fala em aproximar a gestão da população. “Para a gente melhorar a política, temos que reaproximar as pessoas”.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga