Paraná

PORÉM

Após três meses de queda, Paraná volta a ter saldo positivo na geração de empregos

Estado apresentou no mês de setembro o melhor resultado desde o início do agravamento da pandemia de Covid-19

Curitiba (PR) |
O pior mês no Paraná foi abril, quando o saldo das demissões foi maior do que as contratações, em 59 mil - Marcos Santos/USP Imagens

O mês de setembro teve uma tímida geração de empregos no Paraná. É o que mostra os dados do Caged. Foram gerados 19.732 postos de trabalho. Saldo positivo de 0,75%. o resultado é o melhor após as quedas em março, abril e maio. O pior mês foi abril, quando o saldo das demissões foi maior do que as contratações, em 59 mil. No acumulado do ano (janeiro a setembro), o Paraná acumula a geração de 1.092 postos de trabalhos, que representa uma alta de 0,04% no nível de emprego.  
 
Em nível nacional, em setembro de 2020 foram criados 313.564 postos de trabalho no Brasil, decorrentes de 1.379,5 mil de contratações e 1.065,9 mil de demissões. A exemplo do ocorrido no Paraná, o mês de setembro apresentou o melhor resultado desde o início do agravamento da pandemia de Covid-19. 
 
Segundo o Dieese, 16 estados apresentaram redução e 11 geração de empregos. O Paraná foi nono dentre os estados que apresentaram geração de empregos de postos de trabalho. Já Curitiba configura como a cidade do estado com mais perda de postos de trabalho em 2020. Foram 240 mil empregos gerados contra 253 mil demissões. 

Edição: Gabriel Carriconde