ELEIÇÕES 2020

Candidaturas da Rede e do PC do B apresentam propostas para Curitiba

Camila Lanes e Professor Eloy Casagrande foram entrevistados no BDF 11h30

Curitiba (PR) |
Camila Lanes (PCdoB) e Eloy Casagrande (Rede) - Divulgação

Continuando com a série de entrevistas que vem fazendo todas as semanas com candidatos à prefeitura de Curitiba, o Brasil de Fato Paraná entrevistou, na quinta-feira (29), o professor Eloy Casagrande (Rede) e a estudante de Letras Camila Lanes (PC do B). 

Continua após publicidade

Eloy Casagrande tem 60 anos, é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), pós-doutor em Engenharia de Recursos Minerais e Meio Ambiente e em Inovação Tecnológica e Sustentabilidade. Justamente por sua formação e atuação em meio ambiente, entre as propostas que apresentou destaca-se de pensar uma cidade mais saudável e sustentável.

Leia também: Brasil de Fato lança “Prefeitômetro” para ajudar eleitor a encontrar seu candidato

“Tudo precisa ser pensado junto, de forma transversal. Quando invisto na qualidade do meio ambiente, na limpeza dos rios, em mais arborização, investir em hortas urbanas, eu estou investindo em saúde”, disse Casagrande. 

Em seu plano de governo, existe o programa 'Curitiba, Cidade Jardim". “Não podemos mais chamar Curitiba de “cidade ecológica” com esse número de rios poluídos. Por isso, queremos construir parques lineares num projeto para 10 anos. Criaremos nestes parques o que chamamos de “jardins de chuvas”, que são tecnologias para aumentar a drenagem da água,” explicou. 

::Falta d'água em Curitiba e região metropolitana não é culpa só da estiagem::

Já a candidata do PC do B, Camila Lanes, tem 24 anos, cursa Letras e presidiu a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Ao falar sobre o desenvolvimento da cidade, destacou o problema das enchentes e a falta de uma política para moradias de pessoas de baixa renda.

“Temos duas Curitibas. A Curitiba do prédio, do parque, do shopping e asfalto, e a Curitiba das pessoas que não têm acesso a saneamento básico, energia e moradia. As políticas públicas da prefeitura devem ser voltadas àqueles que precisam de políticas públicas,” disse.

Uma das propostas para resolver os problemas citados, segundo a candidata, é criar a Secretaria Municipal de Habitação. “Além de resolver a fila da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), problema que se arrasta há várias gestões, vamos regularizar as ocupações urbanas”, defendeu Camila. 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Gabriel Carriconde