Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Eleições 2020

Marco Aurélio promete gestão “feijão com arroz” e fim de suposta “indústria da multa”

Candidato também prometeu Guarda Municipal com armas de fogo para atuar nos morros e contra flanelinhas

06.nov.2020 às 18h34
Recife (PE)
Vinicius Sobreira

Formado em direito, Marco Aurélio foi vereador do Recife e agora é deputado estadual, tendo o posto de líder da oposição ao governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa. - Comunicação PRTB

O deputado estadual Marco Aurélio Medeiros (PRTB) foi o sétimo entrevistado do programa Opinião Pernambuco, que tem feito sabatinas com os candidatos a prefeito do Recife. Formado em direito e com pós-graduação em Ciência Política, Marco Aurélio é fundador da central sindical Força Sindical no estado, ainda nos anos 1990; foi vereador do Recife por um mandato e meio (2012-2018), que foi interrompido quando foi eleito deputado estadual (2018). É atualmente o líder da oposição ao governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa. O candidato prometeu ser um prefeito ativo nas ruas, armar a Guarda Municipal e implantar escolas militares. As entrevistas do Opinião Pernambuco são transmitidas às 19h30 na TV Universitária Recife (canal 11), na Rádio Universitária (99,9 FM) às 17h e ficam disponíveis no canal da TVU no Youtube.

Apesar de já haver classificado como “bomba” gerir o Recife, Marco Aurélio (PRTB) disse que seria um prazer governar a capital pernambucana e que a cidade está bem financeiramente. “Como vereador fui da Comissão de Orçamento e pude conhecer a saúde financeira do Recife, que naquela época era muito boa e ainda é boa hoje”, avaliou. “E vamos melhorar isso reduzindo a quantidade de cargos comissionados, de terceirizados, de secretários e executivos”, completou. “O Recife tem uma capacidade financeira boa, mas infelizmente essas administrações dos últimos 20 anos – que vem lá do PT (2001-2012) e PSB (2013-2020) – já deram a contribuição deles. Não estou aqui para condenar ninguém, mas a verdade é que nossa cidade está feia, triste e abandonada”, avaliou o deputado.

Ele costuma afirmar que é o único candidato no Recife que é “bolsonarista raiz”. Perguntado sobre seu bordão de “endireitar o Recife”, ele avalia que a capital pernambucana “já viu a cara da esquerda e agora é a vez da direita”. “Sem radicalismos, o que queremos é cuidar da cidade. Mas sou sim defensor de Bolsonaro e o vice-presidente general Hamilton Mourão é do meu partido”. E admitiu que é radical em alguns temas, mas prefere não falar sobre, pedindo que outras pessoas sigam o exemplo. “Do mesmo jeito que eu respeito mulher gay e homem gay, apesar de eles fazerem coisas que eu não aceito, eu acho que algumas pessoas de direita têm posições extremistas que deveriam guardar para eles”, pontua. Na sua opinião, a população não se importa com a forma que os líderes enxergam determinados temas, só querem que as questões concretas sejam solucionadas. 

Marco Aurélio também considera que “participação popular” é o prefeito estar junto à população, não necessariamente dar voz à população. “Não é fazer Orçamento Participativo, eleição, deixar o povo escolher… não, isso não funciona, está ultrapassado. A participação é comigo. Quem tem a obrigação de estar na rua é o prefeito, para ouvir esculhambação e também ideias”, opina. Outra coisa que precisa mudar, na sua avaliação, é a suposta nomeação de secretários que não conhecem a cidade.

Assista a entrevista na íntegra:

Para a educação, o candidato promete implantar o programa federal de escolas cívico-militares. “É uma opção para os pais. Nós não vamos transformar todas em cívico-militares, mas algumas, sim. Se o cara é de esquerda e não gosta de cantar hino nacional, ele coloca o filho em outra escola”, diz. Apesar de se colocar em defesa do ensino público, também defende a política de vouchers. “Nosso entendimento é que o ensino tem que ser público, não privado. Mas tem que ser em escola digna”, aponta. E completa. “Enquanto a gente não puder oferecer uma escola de qualidade ao recifense, sou favorável a que prefeitura dê um vale no valor do custo-aluno para ele estudar na escola particular”.

Na saúde, Marco Aurélio quer menos obras e mais atendimento nos bairros. “O idoso vai nos postos de saúde do bairro e falta médico e remédio. E aí a Prefeitura quer falar que tem Hospital do Idoso? O idoso precisa de atendimento do bairro. Esse hospital é só para propaganda”, afirmou. “No meu governo eu acredito no feijão com arroz”, completa. Mas promete construir UPAs Especialidades (UPA-E) para desafogar os hospitais de referência. Sobre transporte e mobilidade, o candidato falou em acabar com a suposta “indústria da multa” e ônibus melhor estruturados. “São mais de R$100 milhões arrecadados e nunca vi esse dinheiro ser usado para propaganda de educação no trânsito. E temos que chamar as empresas de ônibus que não prestam bom serviço e substituir por outras. Não dá mais para ter ônibus sem ar-condicionado, internet e entrada USB”, promete o candidato.

A principal proposta do candidato para a segurança pública é dar armas de fogo para a Guarda Municipal. “Hoje temos 2 mil guardas municipais, além da necessidade de concurso para mais mil. Imagine 3 mil homens e mulheres preparados, armados nas ruas do Recife. Agora precisa de uma corregedoria dura e rápida para punir quem fizer besteira”, se compromete Marco Aurélio. O candidato também aponta prioridades onde os guardas armados devem contribuir. “Quero a Guarda funcionando à noite, para não deixar o Recife dominado pelos flanelinhas. Quero a avenida Boa Viagem mais iluminada e com Guarda armada durante todo o dia para que a gente e os turistas possamos curtir tanto o centro como Boa Viagem”, disse. E também apontou para as periferias. “Temos muita beleza e muita cultura nos morros, mas muita gente não vai lá, nem os turistas, porque não tem segurança. Então a Guarda Municipal armada é importantíssima”, concluiu.

Editado por: Vanessa Gonzaga
Tags: bolsonarismobolsonarodireitaeleiçõesnordestepernambucorecife
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Prefeitos e Comunas

Venezuelanos votam neste domingo (27) para prefeitos em eleição que será marcada pela presença de jovens das comunas

Solidariedade em IA

Em Conferência Mundial de IA, China lança centro para governança e defende código aberto

Unidas

Mulheres negras promovem ato político por justiça social em Copacabana

JULHO DAS PRETAS

‘Escrevo pra existir’: Jô Freitas e a literatura que transforma a periferia

Cultura

Atores brasileiros defendem regulamentação de plataformas de streaming

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.