Mais veneno...

Pão com trigo transgênico? Confira os riscos para a saúde no programa Bem Viver

Brasil pauta liberação do cereal modificado geneticamente; medida é incentivada por grandes corporações do agronegócio

Ouça o áudio:

Engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo alerta os riscos do glufosinato de amónio para o sistema nervoso - Antonio Costa/ AENPr
Com o uso de agrotóxicos, a indústria economiza no plantio - mas o prejuízo fica para o consumidor

O Bem Viver desta sexta-feira (06) aborda a possibilidade de liberação do uso de trigo transgênico na alimentação brasileira. O argumento para a modificação genética é a maior resistência do cereal na utilização do agrotóxico glufosinato de amónio.

Em entrevista ao Brasil de Fato, o engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, um dos coordenadores do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, explica os riscos neurológicos e interesses econômicos das multinacionais por detrás dessa medida: "Com o uso de agrotóxicos, a indústria economiza no plantio - mas o prejuízo fica para o consumidor". 

:: “Aqui não usamos agrotóxico e nem queimada”: o assentamento que o Incra quer despejar ::

A edição pauta também a redução do 13° salário para trabalhadores e trabalhadoras que tiveram o contrato suspenso ou horário de trabalho e redução salarial, devido à Medida Provisória 936, uma das ações econômicas do governo federal durante a pandemia do coronavírus. Assim, o trabalhador pode receber até 50% a menos do valor original.

:: Não recebeu as parcelas de R$300 do auxílio emergencial? Saiba como contestar ::

O programa destaca ainda as melodias do cantor cubano Fernando Ferrer através do 2° Festival de Cultura Cubana, promovido pelo Consulado Geral de Cuba, em São Paulo, e pela Associação de Cubanos Residentes no Brasil (Ancreb). O evento ocorre nos próximos dias 7 e 8 de novembro, com transmissão on-line e pela TVT, a partir do meio-dia.

:: Música regional de Roraima deixa pra trás colonização e carrega influência indígena :: 

O Bem Viver adentrou também pelo Rebra Covid, um estudo da Fundação Oswaldo Cruz que visa descrever a progressão do coronavírus desde o começo da infecção até o desfecho. A pesquisa científica contará com a participação de 5 mil voluntários de oito estados do país. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir