Evitar contaminações

Bem Viver tira dúvidas sobre votação nos municípios e cuidados com o coronavírus

TSE recomenda que pessoas com suspeita de contaminação fiquem em casa

Ouça o áudio:

Processos de votação estão acontecendo em vários locais do mundo
Processos de votação estão acontecendo em vários locais do mundo - Foto: TSE
é possível tomarmos as melhores medidas para que essa votação aconteça da melhor forma mais segura

O programa Bem Viver desta segunda-feira (09) tira suas dúvidas sobre o processo de votação nos municípios brasileiros, ao mesmo tempo da pandemia de coronavírus. A entrevista a Covid-19 na Semana com o médico Aristóteles Cardona pauta os cuidados para que as eleições não se tornem mais um elemento de propagação do novo coronavírus ou nos fatores levados em consideração pelos eleitores na hora de escolher em quem votar, a covid-19 mudou processos eleitorais no mundo todo.

O médico Aristóteles Cardona reforça as recomendações sanitárias para quem sair de casa para votar, como uso de máscara, manter distanciamentos, levar a própria caneta e evitar o consumo de alimentos nos locais de votação: "é possível tomarmos as melhores medidas para que essa votação aconteça da melhor forma mais segura".  

:: Cobertura - Eleições 2020 ::

O quadro Momento Agroecológico adentra a experiência do Meliponário Saco do Céu, localizado na Ilha Grande, em Angra do Reis (RJ), que existe há 15 anos juntando visitações, cursos, degustação e feira. A reportagem reforça a importância das práticas sustentáveis de manejo das abelhas sem ferrão, apesar dos desafios para as espécies diante da destruição dos biomas brasileiros e da utilização de agrotóxicos.     

:: Amapá volta a divulgar dados sobre a covid e não registra nenhuma morte nesse domingo ::

A edição também destaca a recomendação do Conselho Nacional de Saúde (CNS) pela garantia de acesso da população brasileira aos imunizantes que sejam comprovadamente eficazes contra o coronavírus. Segundo recomendação do colegiado, as vacinas disponíveis no mercado precisam ser adquiridas e incorporadas ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

:: Presença das mulheres na disputa por espaços de poder ainda é tímida ::

A questão jurídica do marco temporal na demarcação de terras indígenas também é destaque. Isso porque em 2017 o governo federal criou uma nova determinação para que o território indígena só seja reconhecido se os povos estivessem ocupando presencialmente o local em outubro de 1988.  A legalidade do marco temporal está em julgamento no Supremo Tribunal Federal. A reportagem do Brasil de Fato está acompanhando o desenrolar da questão que começou a partir de uma terra indígena em Santa Catarina, que estava demarcada, mas foi questionada juridicamente por meio da tese do marco temporal.  


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir