resistência

Além do alimento: programa Bem Viver aborda aspectos políticos da agroecologia

A agroecologia é também uma luta política contra o avanço do agronegócio

Ouça o áudio:

Agroecologia é um paradigma que inclui política, ciência e produção alimentar
Agroecologia é um paradigma que inclui política, ciência e produção alimentar - Reprodução/Youtube
A agroecologia é resistência produtiva dos movimentos socioterritoriais. É ciência, técnica e saber

O programa Bem Viver desta terça-feira (10) aborda a dimensão política da agroecologia, baseada nas relações justas e solidárias entre sociedade, economia e natureza. Enquanto bandeira de luta de movimentos populares, a agroecologia se contrapõe ao modelo do agronegócio. 

"A agroecologia é resistência produtiva dos movimentos socioterritoriais. É ciência, técnica e saber ", define Lara Dalperio Bucioli, uma das entrevistadas na edição. Ela é doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista (UNESP) 

Continua após publicidade

:: Em Minas Gerais, entidades e candidatos lançam a carta “As Estatais São Nossas” ::

No quadro Repórter SUS, o destaque é a saúde mental dos trabalhadores no Brasil e na Espanha. Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade de Valência, da Espanha, aponta que cerca de 55% dos trabalhadores de serviços essenciais no Brasil apresentaram sintomas de depressão durante a pandemia. O diagnóstico é acompanhado, em quase metade casos, pelo uso abusivo de bebidas alcoólicas.  

:: Não recebeu as parcelas de R$300 do auxílio emergencial? Saiba como contestar ::

O programa também registra a visita do juiz federal Antônio César Bochenek, da 2ª Vara Federal da Comarca de Ponta Grossa (PR), até o acampamento Maria Rosa do Contestado, em Castro (PR), na tarde da sexta-feira passada (6). Esta foi a primeira vez que um juiz federal visitou um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no Paraná. A inspeção judicial fez parte do processo que decidirá o futuro das 115 famílias Sem Terra da comunidade, ocupada em 2015 e com certificado de produção 100% agroecológica desde março deste ano.

:: Em cartas de protesto, lideranças populares pedem liberdade de Saafin e Assange ::

No quadro Alimento é Saúde, o repórter Daniel Lamir adentra a letra da música Cajuína, cantada e interpretada por Caetano Veloso, em homenagem ao poeta Torquato Neto. Neste 10 de novembro, completam-se 48 anos da morte de Torquato. Quando vivo, o poeta participou da composição de diversas melodias do movimento tropicalista. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir