Eleições 2020

Candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, no Ceará, apresentam propostas de gestão

Confira aqui o perfil político e as principais plataformas de campanha

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
O município teve duas pesquisas do Ibope. Na pesquisa mais atual, o atual prefeito Arnon Bezerra, lidera as intenções de voto, com 34%. - Foto: Redes Sociais

Às vésperas do pleito eleitoral municipal, Juazeiro do Norte conta com quatro candidatos e uma candidata à prefeitura.

O município teve duas pesquisas do Ibope. Na pesquisa mais atual, o atual prefeito Arnon Bezerra (PTB) lidera as intenções de voto, com 34%. Em segundo lugar está Glêdson Bezerra (Podemos), com 32%, seguido por Nelinho de Freitas (PSDB) com 18%. Ana Paula Cruz (PSB) e Demontieux Fernandes (PSOL) têm 5% e 2%, respectivamente. A pesquisa tem margem de confiabilidade de 95% e foi feita entre os dias 2 e 4 de novembro, ouvindo 805 eleitores em Juazeiro do Norte.

Confira aqui, em ordem alfabética, qual o perfil político e as principais plataformas de campanha dos candidatos.

::Juazeiro do Norte (CE): famílias reivindicam direito a moradia com ocupação urbana ::

Ana Paula Cruz


A única mulher a disputar a eleição no município este ano. / Foto: Redes Sociais

A única mulher a disputar a eleição no município este ano está candidata pelo PSB partido que faz parte da base aliada do governo do estado. Os Partidos DC, Rede, Cidadania, PTC e Patriota também fazem parte da coligação da candidata, que tem como vice a médica Andrea Landim (REDE).

Assistente Social, Engenheira Civil e Pedagoga, Ana Paula foi deputada estadual em dois mandados, entre os anos de 2003 e 2012, atuando também como secretária de assistência social durante o mandato da gestão de Carlos Cruz. Sua plataforma política realça o combate à violência contra a mulher, além da valorização da cultura popular local. 

A candidata é herdeira da tradição política de Juazeiro do Norte. Seu avô e seu pai foram prefeitos em épocas diversas no município. Em 2013, Carlos Cruz, o pai, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Ceará com a suspensão de seus direitos políticos por três anos, além de ter de pagar uma multa de R$ 10 mil por uso da máquina pública em benefício próprio, ao utilizar a sigla “CC” como slogan do governo municipal que tinha a frase “Juazeiro Comunidade Consciente”. O TJ-CE entendeu que houve violação do princípio da impessoalidade e moralidade administrativa, caracterizando assim improbidade.

Arnon Bezerra


O atual gestor do município tenta este ano sua reeleição. / Foto: Redes Sociais

O atual gestor do município tenta este ano sua reeleição. Arnon também é herdeiro da tradição política familiar, uma das maiores do estado. Sua experiência conta com um cargo como secretário de saúde de Juazeiro do Norte, de 1983 a 1988, um mandato para deputado estadual, entre 1991 e 1995, e seis mandados consecutivos como deputado federal, entre os anos de 1995 e 2014. Seu último mandado foi interrompido em 2016 para lançar sua candidatura na prefeitura de Juazeiro do Norte, ano que foi eleito para seu primeiro mandato. 

Médico de profissão, Arnon Bezerra é candidato pelo PTB, em coligação com o PDT, PL, PP, PMN e PT, que compõe a chapa com Gabriel Santana, candidato a vice-prefeito. Enquanto deputado federal, Arnon teve participação ativa na câmara, sendo um dos deputados contrários a abertura do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Apesar disso, seu partido de inscrição teve participação na votação a favor do texto base da reforma da previdência). 

Em executiva nacional, o PTB referendou a decisão de proibir a formação de coligações com partidos de esquerda, citando PT, PCdoB, PSOL, PSTU, Rede, PCB, PCO na decisão. O DEM e o PSDB também são mencionados. Em sua plataforma de campanha, o atual prefeito quer dar continuidade a projetos nas áreas da saúde, educação e mobilidade pública propondo também continuidade de melhorias no saneamento básico do município.

Demontieux Fernandes


Como proposta de campanha, Demontieux fala em reestruturação da política local, com valorização da educação integral. / Foto: Redes Sociais

Conhecido também como “cinquentinha”, Demontieux é candidato pelo PSOL, tendo como vice Fanco Duarte (PSOL), com apoio da Unidade Popular (UP). Esta é a terceira eleição que Demontieux lança candidatura em Juazeiro do Norte, seguindo um estilo de campanha com propagandas eleitorais que apostam em conteúdo viral, críticas sociais e denúncias. Jornalista e redator, o candidato mantém sozinho diariamente, desde 1993, o jornal Folha da Manhã que é vendido em Juazeiro do Norte.  

Como proposta de campanha, Demontieux fala em reestruturação da política local, com valorização da educação integral. Ele também tem propostas para a cultura, com a valorização de mestras e mestres e a diversidade de manifestações culturais que existem no município, e para a saúde, com a quebra dos contratos de terceirizações da Secretaria de Saúde, dando foco na Atenção Básica de Saúde. 

Glêdson Bezerra 


A formação da sua coligação, incluindo seu partido, tem uma taxa de alinhamento maior do que 50% com o governo Bolsonaro, de acordo com levantamento feito pelo site Congresso em Foco. / Foto: Redes Sociais

Com carreira em atuação na polícia militar e civil, o vereador Glêdson Bezerra é candidato à prefeitura de Juazeiro do Norte pelo Podemos em coligação com PROS, PSD, PMB, PV e PSC. Seu vice é Giovanni Sampaio (Podemos), ex vice-prefeito do município. Glêdson foi eleito vereador por três vezes, ficando em primeiro lugar no último pleito, garantindo assim a presidência da câmara municipal. 

A formação da sua coligação, incluindo seu partido, tem uma taxa de alinhamento maior do que 50% com o governo Bolsonaro, de acordo com levantamento feito pelo site Congresso em Foco, que se baseou em votações nominais na câmara dos deputados, entre 2019 e 2020.

A afinidade do candidato com o projeto de governo de Bolsonaro se estende também a sua preferência de voto no segundo turno das eleições de 2018. Em debate realizado no dia 31 de outubro, Glêdson revelou com tranquilidade que deu seu voto ao atual presidente. 

A proximidade do candidato com o Bolsonarismo se amplia também para sua plataforma de campanha, sendo uma de suas propostas implementar o armamento da Guarda Municipal de Juazeiro do Norte como forma de aumentar a segurança pública. Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) compilados desde 2013 revelaram que abril foi o mês com maior incidência de mortes por intervenção policial no estado. Uma dos carros chefes da campanha de Jair Bolsonaro foi a proposta do armamento em massa da população brasileira.

O vereador ainda mantém propostas nas áreas do saneamento público, com a implementação de parcerias público-privadas para a instalação de coleta seletiva e área de aterro sanitário no município, além de proposta para enxugar a máquina pública através da redução de cargos comissionados. 

Nelinho Freitas


A base de apoio do candidato conta também com Tasso Jeiressati, ex-governador do estado, de quem Nelinho recebeu o título de cidadão Juazeirense no ano de 2018. / Foto: Redes Sociais

Nascido na cidade de Russas, distante 367 km de Juazeiro do Norte, Rondinelle Pereira de Freitas entra na disputa pela prefeitura de Juazeiro do Norte pelo PSDB na coligação com Avante, Solidariedade e Republicanos. Empresário, veio para Juazeiro do Norte cuidar do negócio da família, que atua no ramo funerário. Sua experiência enquanto representante público se resume a um mandado inacabado enquanto deputado estadual, eleito em 2018.

Seu vice é Davi Macêdo (MDB), conhecido como “Davi de Raimundão” em referência ao ex-prefeito Raimundo Macêdo, seu pai e padrinho político. Em Russas, sua cidade natal, seu pai, Raimundo Cordeiro de Freitas foi prefeito, deixando em seu último mandato uma série de obras inacabadas. 

Já Raimundão, importante aliado da candidatura de Nelinho, foi condenado por improbidade administrativa pelo Ministério Público Federal, com crimes que vão de desvio de verbas a fraude em licitações, além de enriquecimento ilícito. A base de apoio do candidato conta também com Tasso Jeiressati, ex-governador do estado, de quem Nelinho recebeu o título de cidadão Juazeirense no ano de 2018, em cerimônia solene convocada por Glêdson Bezerra, presidente da câmara municipal à época. 

Entre as propostas do prefeiturável estão ampliação e modernização do sistema público de saúde do município, além de obras de construção de novos hospitais municipais. Também tem a causa animal entre as suas pautas, além da geração de emprego e renda através de parcerias público-privadas.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena