Motivo político?

Suspensão de testes da CoronaVac é destaque no programa Bem Viver 

STF deu 48 horas para Anvisa explicar a suspensão das pesquisas com o imunizante no Instituto Butantan

Ouça o áudio:

Diretor do Butantan levanta preocupação com possível uso político da suspensão da Coronavac - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Fomentaram um ambiente que já não é propício ao fato de a vacina ser feita em associação com a China

O Bem Viver desta quarta-feira (11) adentra as polêmicas diante da suspensão dos testes da CoronaVac no Brasil. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última segunda-feira (11). 

A CoronaVac é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e está na terceira fase de testes, já com voluntários humanos. No Brasil, o imunizante tem parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro chegou a comemorar a paralisação nas redes sociais. Por outro lado, o Supremo Tribunal Federal deu 48 horas - a partir desta terça (10) - para que a Anvisa explique o motivo da suspensão. 

Em coletiva de imprensa, Dimas Covas, presidente do Instuituto Butantan, afirmou que o fato político em relação à vacina causou "incerteza nas pessoas".

"Fomentaram um ambiente que já não é propício ao fato de a vacina ser feita em associação com a China. A troco de quê?", questiona. “Eu quero acreditar que a Anvisa seja tecnicamente independente", relata o diretor do Butantan.

:: Bolsonaro polemiza e atrasa debate sobre a imunização contra o coronavírus no Brasil ::

As queimadas no Pantanal é outra tema em destaque no programa. A apresentadora Nara Lacerda conversou com o biólogo Gustavo Figueroa, da organização SOS Pantanal. A entrevista aborda os trabalhos de recuperação diante do bioma que perdeu 30% do seu território por conta das queimadas. Há uma apresentação do que está sendo feito para reduzir os impactos na fauna e na flora, além das preocupações com o futuro do Pantanal. 

:: “Pacote” de licenças ambientais para mineradoras é aprovado em plena pandemia ::  

O Bem Viver continua também acompanhando o cenário de apagão no Estado do Amapá. A reportagem apresenta queixas de moradores de Macapá (AP), que alegam que alguns bairros estão sendo privilegiados em relação a outros. Foi estabelecido um regime de 6h de energia elétrica por dia nos bairros, mas a reclamação popular aponta desproporcionalidade entre periferia e bairros de luxo.  

:: Em meio a apagão, Macapá vive noite de desespero, com protesto e repressão policial ::

No quadro Alimento é Saúde, a edição destaca os nutrientes "escondidos" na beterraba. A nutricionista Pâmela Terra apresenta diversas maneiras de consumir o legume, além de explicar o valor nutricional das folhas e do talo. Ao mesmo, ela lembra que é importante consumir beterrabas orgânicas, já que o legume pode ter grande concentração de agrotóxicos, principalmente nas folhas e no talo.   


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver


Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir