Paraná

Eleições 2020

Campo progressista busca renovar Câmara de Vereadores de Curitiba

Dos 38 vereadores de Curitiba, apenas 8 são mulheres, 2 negros e 2 comprometidas com pautas progressistas

Curitiba (PR) |
Brasil de Fato Paraná entrevista candidatos à Câmara de Curitiba, no programa BdF Onze e Meia, desde agosto - Arte: Vanda de Moraes

Desde agosto, o Brasil de Fato Paraná fez entrevistas com candidatas e candidatos à Câmara de Vereadores do campo progressista em Curitiba. São candidaturas comprometidas com os direitos da classe trabalhadora, das mulheres, das pessoas negras, LGBTI+. Atualmente, dos 38 vereadores de Curitiba, apenas oito são mulheres, dois são negros e duas comprometidas com pautas progressista.  As entrevistas foram feitas ao vivo, no BdF Onze e Meia, transmitida na página de Facebook e no canal do YouTube do Brasil de Fato Paraná.

Abaixo, selecionamos trechos das entrevistas (elencadas em ordem alfabética):

Ana Júlia Ribeiro - PT


Divulgação

“Queremos renovar a política (...). Nossa candidatura é feita por um coletivo de pessoas e tem três eixos de atuação: melhoria da educação pública, direitos humanos, emprego e renda. Políticas que são estruturais para a população de Curitiba”.

Anaterra Viana - PT


Arquivo pessoal

“Nossa campanha tem compromisso com direitos das mulheres, educação, meio ambiente, cultura. Estamos debatendo projetos de circuitos e pontos culturais em regionais, praças e incentivo a artistas dos bairros. Além do projeto circuito cultural e turístico do centro histórico".

Carol Dartora - PT


Divulgação

"Quando me aproximei da luta pela educação pública, contra a violência às mulheres, contra a violência racial, me dei conta da sub-representação de mulheres negras em espaços de poder. Curitiba nunca teve uma vereadora negra e isso é o símbolo da exclusão e da invisibilidade".

Eloy Jacintho - PDT


Divulgação

"A construção de uma candidatura indígena em Curitiba já é um ato de resistência. Todo mundo conhece o histórico de nossa cidade em relação aos nossos povos... Hoje, a gente não tem representação nem políticas que nos atendam. Nossa primeira prioridade é dar visibilidade aos povos indígenas”.

Elza Campos - PCdoB


Divulgação

"Mulheres são mais da metade da população e mãe da outra metade. É muito desigual a representação que temos na Câmara. Ocupar um espaço de representação é colocar voz coletiva nesse espaço político. Curitiba foi batizada de cidade modelo, mas carrega profunda segregação social”.

Ivan Pinheiro - PT


Divulgação

“Sou candidato a vereador porque vejo o prefeito dizer que fez e faz, mas nós, na periferia de Curitiba, nas regiões de ocupações, não vemos isso. Temos problemas ambientais e uma política que ataca moradores que estão lá há 20, 30 anos. E lutar pelos servidores públicos”.

Mandata da Pretas (representada em entrevista por Andréia de Lima) - PT


Divulgação

"Para nós que moramos na favela, tudo é prioridade. Saneamento básico, educação, saúde, cultura... A gente, no Parolin, está há minutos do centro, mas é invisibilizada. Estamos cansadas de na eleição virem aqui prometer um monte de coisas e depois nada acontecer”.

Mandato Coletivo Ekoa (representado em entrevista por Mariana Kauchakje) - PSOL


Reprodução

“Curitiba tem um legado de políticas públicas excludentes e higienistas. Não é uma cidade que está sendo pensada para as pessoas. A gente vê uma gestão que está disposta a salvaguardar os lucros de empresas públicas, mas não está disposta a investir na sua população”.

Professora Josete - PT


Divulgação

"Os vereadores não podem ficar encastelados no gabinete. Têm de estar no dia a dia com a sociedade. A realidade desigual de Curitiba me estimula a me candidatar novamente. É um desafio. Queremos ampliar nossa luta para que o município aponte para a redução dessa desigualdade".

Regina Cruz - PT


Divulgação

"Está faltando na Câmara de Vereadores de Curitiba pessoas que tenham compromisso com a classe trabalhadora e com o povo. Sou sindicalista, mulher, lésbica. A política é para todos e precisamos escolher companheiros (as) para levar nossas pautas aos espaços de poder".

Renato Freitas - PT


Divulgação

“A juventude negra, periférica e a população trabalhadora estão cansadas desse modelo político de não representação. As pessoas que pegam transporte público estão cansadas de votar em quem usa transporte privado. Há uma ânsia da população por se ver representada”.

Vanda de Assis - PT


Divulgação

“A população vem sendo usada, colocada em segundo plano. Vivemos uma política que não escuta as pessoas. Vamos defender na Câmara de Vereadores que a população retome espaços de poder, para uma democracia participativa(...). E para que seja reconhecido o papel das mulheres”. 

Edição: Pedro Carrano