DE OLHO NA GLICOSE

No mês de conscientização do diabetes, programa Bem Viver destaca formas de prevenção

O dia 14 de novembro marca a celebração mundial em prol da conscientização sobre o diabetes

Ouça o áudio:

Dados da Federação Internacional de Diabetes apontam que no Brasil mais de 16 milhões de pessoas sofrem com a doença - Pixabay
O diabetes é caracterizado por um aumento da faixa do nível de açúcar no sangue

Novembro é também o mês de conscientização do diabetes. Assim, o Bem Viver desta quinta-feira (12) entrevista a médica Nathália Neiva, integrante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, para explica como essa doença se manifesta e quais são as formas de prevenção - começando pela alimentação

Continua após publicidade

"O diabetes é caracterizado por um aumento da faixa do nível de açúcar no sangue, que chamamos comumente de glicose. O aumento é combinado com uma dificuldade do corpo em absorver a glicose para dentro das células do organismo", explica Nathália Neiva, 

:: Brasil volta a registrar quase 50 mil novos casos da covid-19 em 24 horas ::

A edição aborda também o "pacote" com quatro novas licenças ambientais aprovadas para o setor da mineração no final de outubro em Minas Gerais. As decisões foram tomadas em contraposição as recomendações de ambientalistas. A aprovação ignora também os protestos de comunidades, organizações e movimentos populares que denunciam há anos os riscos da mineração no estado e que foi palco dos crimes socioambientais nas cidades de Mariana (2015) e Brumadinho (2019). 

:: 5 anos do crime da Vale em Mariana ::

Outro assunto em destaque no Bem Viver é a articulação do setor do agronegócio para obter um "perdão" de dívidas bilionárias do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Em 2018,a Receita Federal constatou que apenas 1% do total da dívida do Funrural era de produtores individuais - os outros 99% eram de empresas. 

:: Bolsonaro veta socorro financeiro para agricultores familiares durante a pandemia ::

Para reconhecer e homenagear experiências que promovem a defesa da biodiversidade, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), lançou o prêmio "A História que eu Cultivo". Serão premiadas iniciativas agroecológicas desenvolvidas em todo o Brasil, além de histórias de resistência daqueles que tentam frear problemas como a contaminação de sementes, mudas e alimentos por agrotóxicos. Interessados em participar da premiação devem enviar seu relato no formato de vídeo até o dia 10 de dezembro.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver


Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir