São Paulo

Parque Ibirapuera: após concessão, sociedade civil é impedida de fiscalizar gestão

Conselheiros questionam postura da Secretaria Municipal: “Onde já se viu a raposa fiscalizar o galinheiro?”

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Membros do Conselho Gestor reclamam que foram afastados da tarefa de fiscalização da gestão do parque - Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Mudanças na legislação municipal e problemas de comunicação impedem que o Conselho Gestor, composto por membros da sociedade civil, fiscalize a gestão do Parque Ibirapuera, concedido à iniciativa privada pela Prefeitura de São Paulo (SP). O conselho é formado por membros da sociedade civil eleitos e tem como competência a fiscalização, segundo o artigo 10 da Lei 15.910, de 2013.

Continua após publicidade

O Ibirapuera foi concedido à empresa Construcap que, sob o nome de Urbia, também administrará pelos próximos 35 anos outros cinco parques da capital paulista. O contrato foi assinado no dia 20 de dezembro de 2019, e a empresa assumiu a gestão do Ibirapuera em 20 de outubro de 2020.

Leia também: Privatização de parques e desmatamento: legado de Doria e Covas para o meio ambiente

O Conselho Gestor do Parque Ibirapuera (CGPI) ficou de fora da comissão permanente de fiscalização, e integrantes apontam falta de transparência e problemas de comunicação por parte da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Questionamentos

Coordenador do CGPI, Heraldo Guiaro é servidor da SVMA e costuma ser questionado pelos conselheiros sobre as dificuldades de acesso a informações e a documentos que permitiriam fiscalizar o cumprimento do contrato.

Foi o que observou a reportagem do Brasil de Fato na 207ª reunião ordinária do CGPI, no dia 11 de novembro de 2020. Durante cerca de uma hora, o tema da reunião foram os problemas de comunicação e o esvaziamento do papel fiscalizador do conselho.

Guiaro argumentou na reunião que os membros do conselho não poderiam fazer parte da comissão permanente de fiscalização “porque não são servidores do município.”

Leia também: Privatização de parques e desmatamento: legado de Doria e Covas para o meio ambiente

Diante dessa afirmação, conselheiros disseram que “é necessário propor uma alternativa, uma participação diferenciada, mesmo que sem direito a voto, para que o conselho ao menos esteja por dentro do que está sendo feito e possa expor sua visão.” Não houve resposta a essa sugestão.

Participaram da reunião 24 pessoas, a maioria conselheiros, trabalhadores e usuários do parque. Ficou evidente a indignação dos membros do CGPI com a falta de respostas e a dificuldade de acesso a documentos.

 “Os atos administrativos [relativos ao parque] não estão sendo devidamente publicizados, violando o artigo 37 da Constituição”, disse uma das participantes da reunião. “Precisamos implorar por informação”, questionou outro. “Somos os últimos a saber do que está acontecendo”, acrescentou um terceiro.

Leia também: Covas ignorou apelo de secretaria por mais engenheiros para cumprir Plano de Metas

A Urbia enviou um representante à reunião pela primeira vez desde maio. Samuel Lloyd, diretor comercial da empresa, justificou que a gestão do parque pela empresa só começou oficialmente em 20 de outubro e disse que participará de todas as próximas reuniões do CGPI.

Lloyd reforçou o pedido por “celeridade” na transmissão de informações. Segundo ele, interessa à empresa que os fluxos de comunicação sejam ajustados para que a gestão ocorra em harmonia com o CGPI e que a empresa aproveite as sugestões da sociedade civil.

“Se a concessionária diz que não tem objeção à divulgação dos atos administrativos, fica nítido que é o poder público quem está tentando esconder informação”, constatou uma das participantes da reunião. “E o representante do poder público no Ibirapuera é o Heraldo.”  

O Brasil de Fato tentou fazer contato com Heraldo Guiaro via Whatsapp e telefone, mas não obteve retorno para uma entrevista. Horas depois dessa tentativa, a SVMA entrou em contato com a reportagem para saber quais eram os questionamentos. Estes foram respondidos por meio de nota no dia 12 de novembro [confira ao final da matéria].

Histórico

Os conselhos gestores tinham poder deliberativo até 24 de maio de 2018, quando passou a vigorar em São Paulo a Lei 16.899.

“Foi aprovada na calada da noite, e foi uma das piores coisas que o [então prefeito] Doria poderia ter feito”, lembra a advogada Débora Iacono, 2ª secretária do CGPI.

João Doria (PSDB) foi substituído no cargo em abril de 2018 pelo vice Bruno Covas (PSDB), que hoje é candidato à Prefeitura de São Paulo.

Leia também: Desde o apoio de Bolsonaro, Russomanno perdeu 14% das intenções de voto em SP

Representante da Associação de Moradores da Vila Mariana – bairro vizinho ao Ibirapuera – no CGPI, Giuliano Cossolin analisa que o esvaziamento dos conselhos da sociedade civil não é exclusividade da capital paulista.

“Tem sido, nesses últimos quatro anos, um processo paulatino de perda de voz dos conselhos. Isso começou com o Doria [quando prefeito], e isso se reflete no governo federal e também no estado, onde ele [Doria] está agora”, ressalta.


Parque Ibirapuera é o mais visitado da capital paulista / Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

A licitação para concessão do Ibirapuera foi feita antes mesmo de haver um plano diretor que regesse a atuação da iniciativa privada. O CGPI não se posicionou contra a concessão, mas foi ao Ministério Público para contestar a ausência de um plano diretor.

“O Ministério Público confirmou que precisava ter um plano diretor, mas o processo licitatório foi mantido. E a elaboração do plano diretor, em seguida, foi comandada pela própria Construcap”, completa Cossolin. “Justificou-se, do ponto de vista da lei, mas foi uma maquiagem, uma vergonha.”

Iacono lembra que, durante a elaboração do Plano Diretor, o CGPI participava de até três reuniões por semana. “Aprendemos muito sobre água, meio ambiente, mas falava-se pouco do parque em si”, conta. “A maioria das pessoas que frequentavam as reuniões eram da Construcap, não  da sociedade civil, porque a Prefeitura não fez uma boa divulgação dessas reuniões.”

“O que nos preocupa é a falta de estudos para elaboração do plano diretor”, acrescenta a advogada. “Tem um contrato, que conseguimos acessar, com algumas diretivas. Mas houve aditivos ao contrato que não tivemos acesso.”

Raposa no galinheiro

O conselheiro Giuliano Cossolin explica por que considera grave excluir a sociedade civil da fiscalização do Ibirapuera.

“Se a concessionária se propôs a tomar conta do parque é porque ela visa ao lucro. O Parque Ibirapuera tem várias leis de tombamento, de absorção da água pelo solo, inventário de fauna e flora do parque. Se isso não é fiscalizado, a empresa faz o que quer, como já está fazendo”, resume.

Leia também: Gestão Covas é alvo de inquérito por contratação irregular de terceirizados

O CGPI é composto por voluntários e, na visão dele, teria a disposição e a independência necessárias para contribuir nesse processo.

“É esse grupo de pessoas que é indicado para fiscalizar. Fomos eleitos para isso. Então, se você não tem alguém que se interessa [pelo parque] sem um viés econômico, isso fica totalmente prejudicado. Onde já se viu a raposa fiscalizar o galinheiro?”, questiona.

Resposta da Prefeitura

A SVMA afirmou que respeita os limites previstos na Lei 15.910 e considera que “a questão colocada pelo Conselho do Parque Ibirapuera de que eles deveriam ser parte da comissão de fiscalização é um grande equívoco.”

“Conselheiros devem atuar dentro de sua esfera de participação social. Não têm qualquer vínculo com a municipalidade, como servidores públicos, em que possam ser nomeados fiscais de contrato. Essa atribuição é exclusiva do poder público”, diz a nota enviada pela assessoria de comunicação, repetindo o argumento apresentado por Guiaro na reunião.

Leia também: Covas e Doria ignoraram Plano Diretor e frearam política de moradia no Centro de SP

“O que os conselheiros podem e devem fazer, conforme as competências previstas no artigo 10 da referida lei, é acompanhar e fiscalizar o que o poder público faz em relação ao parque, mas não fazer parte direta”, completa a secretaria.

A nota reforça que Heraldo Guiaro é servidor da SVMA, atua há cerca de 15 anos no Parque Ibirapuera e “tem total competência para fazer o devido acompanhamento do contrato.” Além de coordenador do CGPI e representante da Comissão Permanente de Fiscalização, Guiaro é  diretor da Divisão Técnica da Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidades (CGPABI).

Sobre o papel da Urbia, a secretaria diz que tem dialogado para que “a partir desse momento [início da gestão, em 20 de outubro], a presença deles seja mais efetiva no Conselho para sanar eventuais dúvidas e prestar contas de suas ações.”

Edição: Leandro Melito