Pernambuco

Eleições 2020

Petrolina reelege Miguel Coelho (MDB) com 76,2% dos votos

Este ano é o primeiro em que a cidade sertaneja poderia ter 2º turno, mas o prefeito não deu chance aos adversários;

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Miguel Coelho é herdeiro de família que há mais de 100 anos comanda a política local, além de filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo Bolsonaro no Senado - Comunicação MDB

A cidade de Petrolina, no sertão pernambucano, vai terá Miguel Coelho (MDB) por mais quatro anos como prefeito. O prefeito foi reeleito com avassaladores 76,19% dos votos válidos, somando um total de 121,3 mil votos. O segundo colocado, Júlio Lóssio Filho (PSD), teve 15,5 mil votos, ou 9,78% dos votos válidos. Miguel Coelho é herdeiro da família mais poderosa da região, que há mais de 100 anos comanda a política local, além de ser filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo Bolsonaro no Senado. Devido ao alinhamento, a cidade sertaneja recebeu nos últimos dois anos uma quantidade de verbas federais que possibilitou uma quantidade de obras muito maior se comparada a outras grandes cidades da região.

A oposição sabia desde o início que o desafio seria duríssimo e outros opositores desistiram da disputa, como o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) e o ex-prefeito Júlio Lóssio (PSD). Ao abrirem mão da disputa, ambos apoiaram o estreante Júlio Lóssio Filho, descendente do ex-prefeito. O terceiro colocado foi Odacy Amorim (PT), que obteve 15,3 mil votos, ou 9,64% do total. Também participaram do pleito o vereador Gabriel Menezes (PSL), bolsonarista, mas opositor dos Coelhos, somando 3,4%; Dr. Marcos (PSOL), com 0,8%; e Deomiro Santos (PV), com 0,1%.

Câmara de Vereadores


A composição atual da Câmara Municipal de Petrolina conta atualmente com 23 vereadores em oito partidos. As maiores bancadas são do MDB (6), DEM (5) e REP (3), seguido de PODE (2), PT, PSD, PSC e PSL com 1 vereador cada. Há apenas duas mulheres estre estes: Cristina Costa (PT) e Maria Elena (MDB). Na nova composição para a legislatura 2021-2024 Maria Elena será a única mulher. O seu partido, o MDB, se manteve com a maior bancada, mas perdeu uma cadeira. Os seis eleitos são Edilsão do Trânsito, Major Enfermeiro, Zenildo do Alto do Cocar, Aero Sim, Osório Siqueira, além de Maria Elena.

O DEM segue com a segunda maior bancada, com as mesmas cinco cadeiras, ocupadas por Manoel da Acosap, Gaturiano Cigano, Gilberto Mello, Wenderson Batista e Ronaldo Silva. O PODE se mantém com duas cadeiras sua bancada, com Marquinhos do N Quatro e Elismar Gonçalves. O PSC também ampliou sua bancada com mais dois nomes, agora totalizando três vereadores: Josivaldo Barros, Ruy Wanderley e Diogo Hoffman. Serão representados com um vereador apenas o PT (Gilmar Santos, perdeu o mandato de Cristina Costa), PATRI (Capitão Alencar), PSD (Samara da Visão) e AVA (Júnior do Gás).

Edição: Vanessa Gonzaga