Rio de Janeiro

SEGUNDA ONDA

Aumento das internações por covid faz estado do RJ abrir novos leitos de UTI

Nesta quinta-feira (18), o estado de São Paulo começou a receber as primeiras 120 mil doses da vacina CoronaVac

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Taxa de ocupação de leitos de UTI já chega a 90% na rede municipal e privada da capital
Taxa de ocupação de leitos de UTI já chega a 90% na rede municipal e privada da capital - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro anunciou na última quarta-feira (18) a abertura de 83 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) para tratamento da covid-19 em quatro hospitais da capital e um de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. No Rio, a taxa de ocupação de leitos municipais e da rede privada já chega a 90%.

A Prefeitura do Rio enviou às unidades de atenção primária um comunicado interno para que sejam reativados espaço para atendimento de pacientes com problemas respiratórios em função do "expressivo aumento do número de atendimentos de síndrome gripal, casos confirmados e internações por covid-19 nas últimas semanas".

O alerta contrasta com as medidas do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), que vem flexibilizando as regras de isolamento social nas últimas semanas e que liberou o funcionamento de bares, restaurantes, atividades culturais, boates. A Prefeitura também determinou o retorno das aulas presenciais na rede municipal apesar dos alertas feitos pelos sindicatos de professores.

Leia mais: Brasil quase dobra média de mortes por covid em uma semana; veja situação nas regiões

Na última quarta-feira (18), a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, divulgou um levantamento mundial mostrando que pelo segundo dia consecutivo o número de óbitos no mundo ultrapassou 10 mil nas últimas 24 horas. Foram 11.274 mortes contra 11.099 mortes na terça-feira (17) em decorrência da covid.

Vacina

Nesta quinta-feira (19), o governo de São Paulo recebeu as 120 mil primeiras doses da vacina CoronaVac, importada da China e produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan. Uma das quatro vacinas que estão sendo testadas no Brasil, a CoronaVac foi adquirida em 46 milhões de doses pelo governador João Doria (PSDB).

Edição: Eduardo Miranda