SEM AJUDA

Justiça suspende auxílio emergencial adicional para população do Amapá

Jair Bolsonaro visitará estado neste sábado (21), mais de duas semanas após início da crise

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Na decisão, desembargador afirmou que extensão do auxílio poderia causar "grave lesão à economia pública" - Foto: Rudja Santos/Amazônia Real

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região derrubou nesta sexta-feira (20) decisão da Justiça Federal do Amapá que havia prorrogado o auxílio emergencial de R$ 600 por mais dois meses para famílias carentes do estado atingidas pelo apagão.  

A determinação do desembargador Italo Fioravanti Sabo Mendes, presidente do tribunal, atendeu recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU). A medida era válida para moradores dos 13 municípios atingidos pela crise energética há 18 dias e que continuam sem abastecimento constante da eletricidade.

:: Sem energia, Amapá registra aumento de 250% novos casos de covid-19 :: 

Segundo o governo, a extensão do auxílio resultaria em um custo estimado de R$ 418 milhões sem que haja previsão orçamentária para tal. 

No pedido, a AGU argumentou que o pagamento causaria "grave lesão à ordem" pública jurídica, administrativa e social e à economia pública.

A defesa do governo disse ainda que um benefício social não poderia ser determinado por uma decisão judicial, argumento endossado na decisão do desembargador.  

Sabo Mendes também destacou o impacto orçamentário apresentado pelo governo. "Vislumbra-se, na espécie, a possibilidade da ocorrência de grave lesão à economia pública", escreveu o presidente do TRF-1. 

Visita tardia 

Mais de duas semanas após o início da crise energética, o presidente Jair Bolsonaro visitará o Amapá neste sábado (21), atendendo a um convite de Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado. 

Após o bloqueio do auxílio emergencial, o governo deve propor a isenção da tarifa de energia elétrica no mês de novembro para os consumidores afetados pelo blecaute. Os custos serão repassados à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo destinado a políticas públicas do setor. 

Também há expectativa de que Bolsonaro anuncie a antecipação de benefícios para a população amapaense, como, por exemplo, abono salarial, saque das contas do FGTS, seguro-desemprego e benefícios previdenciários. 

:: Apagão no Amapá completa 15 dias: estado mantém rodízio e periferia amarga prejuízos :: 

Na terça-feira desta semana (17), enquanto a população enfrentava o racionamento de  energia em horários alternados, houve um novo apagão generalizado. O quadro foi revertido em cerca de cinco horas, quando a energia voltou ao regime de rodízio.

De acordo com Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energias, o prazo atual para a normalização total do serviço é 26 de novembro.

Denúncia

A Escola de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores Chico Mendes, na Amazônia, manifestou-se em solidariedade à população do Amapá e cobrou respostas mais efetivas do Poder Público para sanar a crise. 

Em posicionamento publicado após o quinto encontro do "Ciclo de Debates Quartas Freireanas - Esperançar, organizar e construir um mundo novo para trabalhadoras e trabalhadores”, realizado no último 18 de novembro, a entidade afirma que “o Amapá é símbolo de como esse país trata a região Norte e seus povos.” 

“E se o apagão fosse em São Paulo, no Rio de Janeiro ou no Rio Grande do Sul que o povo do estado todo ficasse 17 dias sem energia, sem internet, sem água e sem comida? O que aconteceria? Quanto tempo demoraria para resolver a situação e reestabelecer a energia?”, questiona a organização.

Você precisa saber: O que o apagão do Amapá diz sobre a privatização do setor elétrico no Brasil

A escola da CUT também critica a construção de hidrelétricas na região amazônica sem consentimento da população, que, ainda assim, sofre com a falta de energia em alguns momentos.

O posicionamento também alerta sobre impactos negativos do processo de privatização do sistema de energia e de água em todo país. 

“Denunciamos o genocídio que está sendo implantando no Amapá com a negação dos direitos básicos de acesso à água e à energia no estado banhado pelo Rio Amazonas, um dos maiores rios do mundo”, registra o texto.

Edição: Rodrigo Chagas