SINTONIZE

Amazônia: Radinho BdF adentra a maior floresta tropical do mundo

Com 5,5 milhões de km² de extensão, a floresta amazônica é a principal cobertura vegetal do Brasil

Ouça o áudio:

Ave tradicional da região, a arara-canindé, conhecida popularmente como arara de barriga amarela. - Celso Margraf/ Fotos Públicas
Mais da metade da sua vegetação, 61%, está localizada em território brasileiro

Radinho BdF desta quarta-feira (25) adentra a Amazônia para conhecer suas riquezas naturais e aprender novas brincadeiras. Nesta edição, as crianças contam como é viver perto da' floresta e como é a sua relação com a natureza.

Continua após publicidade

Localizada no norte da América do Sul, a floresta amazônica engloba os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima. Além do Brasil, ela também está presente em países vizinhos, como o Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa. Dá para imaginar a imensidão que essa mata tem?

A Amazônia é tão extensa, mas tão extensa, que só de ouvir o seu nome, o Benjamin Marques, de 10 anos, morador de Fortaleza, já imagina milhares e milhares de árvores. E a Sophie Maciel, de 8 anos, residente de Seropédica (RJ), já lembra dos animais e dos rios que banham esse território, como o famoso Rio Amazonas.

A biodiversidade amazônica é tão poderosa que influencia diretamente o modo de vida povos originários da região, como é o caso dos ribeirinhos, que habitam as margens dos rios. Durante o período de cheia, quando a água do rio transborda, o barco se torna o principal meio de transporte das comunidades. Inclusive, é da relação desses povos tradicionais com as águas que surgiram lendas folclóricas como a do Boto Rosa.

Os amigos do Radinho BdF Nicolas Rodrigues, Tarso Henrique e Evanilson Filho habitam a região amazônica. Eles contam que a floresta também guarda muitos alimentos gostosos, como o tucupi, tacacá, jambu e o guaraná.

Mas, como será que as crianças ribeirinhas e indígenas brincam? Quem responde essa pergunta é a pesquisadora de brincadeiras do Instituto Alana, Renata Meirelles. Ela fala sobre as brincadeiras que aprendeu com as crianças que vivem na floresta, como o pião feito com semente de tucumã.

E para você se imaginar vivendo uma aventura na Amazônia, a Scheyla Borges, do Grupo Ujima, conta uma história adaptada do livro Amazonas: Água, Pássaros, Seres e Milagres, escrito por Thiago Mello. Tendo o canto dos pássaros como trilha sonora, a narração guarda muita emoção e aventura em meio a natureza. 


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Michele Carvalho