covid-19 e verdades

Como os cientistas estão combatendo as fake news? Descubra no programa Bem Viver

Ação global da ONU convida pesquisadores para disseminar informações científicas nas redes sociais

Ouça o áudio:

As redes sociais são o maior alvo de compartilhamento de fake news - Pixabay
É um desafio adaptar o conhecimento científico de 50, 100 anos, em apenas 60 segundos

Nesta quinta-feira (26) o programa Bem Viver destaca uma iniciativa global promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no combate à desinformação e as fake news. A Equipe Halo junta cientistas de todo o mundo na produção de conteúdos para redes sociais populares, como Instagram, TikTok e Twitter, com informações cientificamente comprovadas sobre o coronavírus e também acerca do andamento das pesquisas em busca de uma vacina contra o vírus. 

A Equipe Halo conta com a participação de 6 brasileiros, entre eles, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e diretor regional da Sociedade Brasileira de Imunologia, André Báfica. Ele produz conteúdo para a rede social Tik Tok e explica que "é um desafio adaptar o conhecimento científico de 50, 100 anos, no caso das vacinas, em apenas 60 segundos para o público".

:: Saiba onde encontrar informações verdadeiras e oficiais sobre o coronavírus  ::

O programa conta ainda com uma entrevista com Tapi Yawalapiti, filho do cacique Aritana Yawalapiti, líder histórico na região do Xingu, na Amazônica. Aritana foi uma das vítimas do coronavírus e faleceu em agosto, aos 71 anos, deixando um enorme legado de luta e resistência para seu filho Tapi e os Yawalapiti. Na conversa, Tapi Yawalapiti fala que vai seguir os passos do seu pai, mas reconhece que ninguém mais poderá repetir o que Aritana Yawalapiti fez. 

:: Indígenas montam estratégia própria contra a covid-19 em Andirá-Marau ::

A alimentação também está em pauta na edição. Um estudo internacional com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) analisou os hábitos alimentares de crianças e adolescentes durante o período de pandemia. De acordo com os resultados, no Brasil houve um aumento no consumo de frutas e verduras, todavia, subiu também a quantidade de ingestão de doces e alimentos de fast food

:: Pandemia aprofundou o racismo no mercado de trabalho, aponta estudo do Dieese ::

Outro estudo apresentado pelo Bem Viver é o Perfil de Despesas da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (25). Segundo o documento, a habitação é responsável pela maior parcela das despesas familiares, seguida pelos gastos com transportes. Juntas, as duas áreas correspondem a pouco mais de 50% das despesas totais de consumo.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir