AFROBRASILIDADE

Programa Bem Viver entra no compasso da história de resistência do samba

As raízes do ritmo vêm das relações afrobrasileiras e expressam fortes melodias e batuques

Ouça o áudio:

Agenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, foi um sambista brasileiro ilustre e um dos fundadores da escola de samba carioca Mangueira - Reprodução/Acervo Arquivo Nacional
Nem mesmo a ditadura militar foi capaz de calar o samba

O programa Bem Viver desta quarta-feira (02), Dia Nacional do Samba, faz uma homenagem a esse ritmo que é mais que um estilo musical. A edição destaca a resistência do samba, que possui raízes nos cultos religiosos praticados pelas pessoas escravizadas durante o período colonial. 

Os batuques e danças do samba expressam os sentidos e desejos de liberdade ancestral.

O professor do Centro Universitário Fundação Santo André, Renan Oliveira Dias conta que nem mesmo a repressão da ditadura militar foi capaz de silenciar o samba. 

"Como expressão cultural, ele [o samba] acaba sendo uma luta política contra o regime [militar], porque ele vai expressar todos os anseios, todas as manifestações que naquele momento incomodavam o regime militar", analisa Renan Dias.

:: Baianas de acarajé: um ofício que resiste ao tempo ::

O Bem Viver apresenta também o levantamento feito pela Articulação Nacional da Agroecologia (ANA) sobre as candidaturas eleitas que estão comprometidas com a campanha Agroecologia nas Eleições. Segundo a Ana, com o resultado do segundo turno no último (29), 172 candidaturas eleitas se comprometeram com políticas e programas de viés agroecológicos em seus respectivos municípios. O número representa quase 14% dos 1.240 candidatos que assinaram a carta-compromisso

:: Gado, carvão, cana e soja estão por trás do desmatamento milionário no Pantanal ::

Outro destaque no tema das eleições é que pela primeira vez a cidade de Florianópolis (SC) elegeu uma candidatura no formato de mandato coletivo. A coletiva chamada como Bem Viver é composta por 5 mulheres. Para entender mais sobre a questão, o programa entrevistou Lívia Guilardi, uma participantes do mandato coletivo na capital catarinense. A conversa adentra os eixos de atuação do coletivo e os desafios previstos.

::Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo ::

Já no quadro Alimento é saúde, o programa conta com a nutricionista Vanessa Lourenço Costa. Ela explica que nem todos alimentos vistos como saudáveis cumprem o que prometem, a exemplo das barrinhas de cereais industrializadas. A nutricionista destaca que muitos desses alimentos "fitness" são repletos de acidulantes, corantes e conservantes, logo é importante conferir sempre o rótulo dos ingredientes.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir