Ritmo acelerado

Registro de infectados no Brasil supera 50 mil em 24 horas pela segunda vez na semana

Planeta chega a 1,5 milhões de mortos e ONU alerta para aumento da extrema pobreza

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em hospital de São Paulo, mulher abraça parente contaminada através de cortina de proteção. - Nelson Almeida/ AFP

Pela segunda vez na semana, as confirmações de contaminados pela covid-19 no Brasil chegaram a patamares próximos aos dos piores meses da pandemia no país. Nesta quinta-feira (3), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) reportou 50.434 novos casos em 24 horas. O total de infectados desde o primeiro registro em território nacional é de 6.487.084.

Níveis seguidos acima de 50 mil novos pacientes em um dia não eram registrados desde o fim do mês de agosto e o início de setembro. A média móvel de contaminados (soma de todos os casos dos últimos sete dias, dividida por sete) chegou a 40.409 nesta quinta-feira (3) e está próxima ao observado entre julho e agosto.

Há dois dias: Após quase três meses, Brasil volta a ter mais de 50 mil casos da covid em 24 horas

Ainda de acordo com o Conass, em um dia houve a confirmação de 755 óbitos. A covid já causou a morte de 175.270 pessoas em território nacional. O total de casos fatais em todo o mundo ultrapassou a marca de 1,5 milhão. O Brasil é o segundo país do planeta Terra com maior número absoluto de vidas perdidas para o coronavírus.

ONU alerta para extrema pobreza

Um relatório divulgado nesta quinta-feira (3) pela Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a crise econômica vai levar mais de 32 milhões de pessoas à extrema pobreza nos países menos desenvolvidos. O desempenho dessas nações em 2020 será o pior dos últimos trinta anos.

O documento aponta que  os padrões de vida já baixos estão caindo e que o aumento das taxas de pobreza está revertendo a melhora tímida anterior à pandemia. "O progresso em direção a avanços em nutrição, saúde e educação está sendo anulado por conta da crise", alerta o prefácio do relatório.

Artigo | A vacina não é suficiente

No Brasil, o número de famílias vivendo em total situação de privação também pode escalar de maneira impactante. Antes do coronavírus, o país tinha cerca de 5 milhões de pessoas em extrema pobreza. O impacto da crise sanitária pode elevar esse número para quase 8 milhões. 

Leia mais: Extrema pobreza deve atingir mais de 83 milhões na América Latina e Caribe em 2020

O que é o novo coronavírus

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas