Patrimônio em xeque

Programa Bem Viver: saiba quais são as consequências da desertificação na Caatinga

Além das mudanças climáticas e perdas da fauna e da flora, desertificar o bioma afeta questões econômicas e sociais

Ouça o áudio:

A preservação da caatinga é importante nas questões ambientais, sociais e econômicas - Foto: Manuela Cavadas/ASA Brasil
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e corresponde a 11% do território nacional

O programa Bem Viver desta sexta-feira (04) aborda a caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, localizado no nordeste do país. A caatinga possui uma riqueza natural ampla, repleta de variedades de espécies nativas e biodiversidade única.

Existem diversos "tipos de caatinga" entre o clima semiárido do Brasil. Além da conhecida "Mata Branca", predominantes em algumas regiões em época de estiagem, por exemplo, há uma diversidade de florestas nos espaços caatingueiros. Mas o bioma está ameaçado pelo processo de desertificação, que está sendo agravado por influência das atividades humanas

:: "Reecaatingar": conheça a ação para preservar o bioma exclusivo brasileiro ::

Continua após publicidade

O presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste e pós-doutor em biologia, Severino Ribeiro, alerta que "é importante que as pessoas entendam que queimar florestas, queimar ecossistemas vegetais, é basicamente reduzir a quantidade de água e formação de solos para a produção de alimentos pela agricultura. Além dos impactos para toda a biodiversidade".  

:: Como saber se determinado alimento é saudável ou não? ::

Por outro lado, a edição traz um exemplo de preservação da mata atlântica. O quadro Momento Agroecológico apresenta a produção do chocolate Terra Vista, feito por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Arataca (BA). O alimento une sabor com a produção sustentável no assentamento Terra Vista, localizado no sul da Bahia. Além do gosto forte do cacau orgânico, o chocolate fino Terra Vista destaca-se pelas propostas de uma cadeia de produção sustentável. 

:: Agroecologia é resistência popular no Acampamento Marielle Vive, em Valinhos (SP) ::

Ainda no tema do alimento saudável, o coletivo de Cultura do MST de Minas Gerais compartilha uma receita simples, mas que pode ajudar bastante a encarar a quarentena. É o biscoito de fubá. O preparo é simples e só precisa de fubá, polvilho doce, óleo e ovos caipira. 

:: Mais de 170 candidaturas eleitas se comprometeram com a promoção da agroecologia ::

No tema da saúde, o Bem Viver reforça a importância do acompanhamento médico, mesmo com as medidas de distanciamento social. Isso porque a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) informou que durante este momento de pandemia, a quantidade dos exames para detecção de câncer de pele caíram para quase metade. A SBD reforça que cabe aos gestores de saúde um planejamento para solucionar o problema, já que a tendência é um acúmulo de atendimentos na rede pública nos próximos meses. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir