Consequências

Macapá (PA) escolhe prefeito neste domingo; eleições foram adiadas devido ao apagão

Caso a pesquisa Ibope se confirme, a cidade terá segundo turno; o pleito será em 20 de dezembro

Brasil de Fato | Belém (PA) |
Cerca de 300 mil eleitores de Macapá, capital do Amapá, irão às urnas neste domingo (6) para eleger o próximo prefeito, vice-prefeito e vereadores do município. - Foto: Prefeitura de Piên

Cerca de 300 mil eleitores de Macapá, capital do Amapá, irão às urnas neste domingo (6) para eleger o próximo prefeito, vice-prefeito e vereadores do município. Macapá é a única cidade brasileira que ainda não definiu o próximo gestor municipal para o exercício de 2021-2024. As eleições foram adiadas por conta do apagão que deixou 13 dos 16 municípios no escuro por 22 dias

:: Senador cobra apuração sobre blecaute no Amapá: “Quem vai pagar por isso?” ::

Pesquisa Ibope

Segundo dados da pesquisa Ibope, divulgada pela Rede Amazônica, na última quinta-feira (3), as eleições do Amapá não serão definidas em primeiro turno. Como Macapá tem mais de 200 mil eleitores, se configura um possível segundo turno entre Josiel Samuel Alcolumbre (DEM) irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que lidera as pesquisas com 28% das intenções de voto e Dr.Furlan (Cidadania), deputado estadual pelo Amapá que aparece com 14% das intenções. Caso se confirme o segundo turno, ele será realizado no dia 20 de dezembro.

Em terceiro lugar na disputa está a deputada federal Patrícia Ferraz (Podemos) com 13% das intenções de voto. João Capiberibe (PSB), ex-prefeito de Macapá (1989-1002), ex-governador do Amapá (1995-2002) e senador (2011 a 2019) aparece com 13%, seguido por Cirilo Fernandes (PRTB) com 10%.

:: Após 22 dias de apagão no Amapá, energia é reestabelecida e rodízio encerrado ::

Guaracy do PSL, aparece com 9% das intenções de voto seguido de Paulo Lemos  do PSOL com 7%; Professor Marcos (PT) com 3%. Haroldo Iram  do PTC e 2% e Gianfranco do PSTU têm, cada um, 2% das intenções de voto.

:: Ministros do TSE adiam por unanimidade as eleições em Macapá, capital do Amapá ::

Por que as eleições foram adiadas?

No dia 12 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou o adiamento das eleições em Macapá (AP). O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, atendeu a um pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).

O adiamento se deu em função do estado de calamidade pública no qual se encontrava o estado.

Edição: Leandro Melito