Rio Grande do Sul

Fotografia

Exposição de fotografias tem painel exclusivo para coletivo de mulheres fotógrafas

Street Expo Photo é maior exposição de fotografias à céu aberto da América Latina; fica um mês montada na Capital

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Coletivo de mulheres fotógrafas participa de exposição com painéis exclusivos. - Inezita Cunha/ Coletivo ESSAS Mulheres

A Street Expo Photo está na sua terceira edição e, pela primeira vez, conta com um painel exclusivo para um coletivo de fotógrafas. Esta exposição, que é considerada a maior exposição fotográfica a céu aberto do Brasil, estará montada e disponível para a apreciação do público neste sábado, 12 de dezembro, até 12 de janeiro, na escadaria da Borges de Medeiros, em Porto Alegre.

“A Street tem como propósito criar um coletivo artístico através de seus 16 painéis, juntar fotógrafos emergentes com fotógrafos profissionais ou até mesmo ícones da fotografia. Essa experiência colocada na rua cria novas possibilidades e fomenta a arte", comenta Marcos Monteiro, idealizador e curador da Street Expo, sobre os objetivos da exposição.

Mostra apresenta um painel de um coletivo feminino

O Coletivo Essas Mulheres, formado em 2019, é composto por seis artistas: Andrea Hilgert, Cerise Mattos, Heloísa Muller, Inezita Cunha, Marlene Reinaldo e Silvana Pineda. Todas vivem no Rio Grande do Sul e afirmam encontrar na fotografia uma relação intensa com a vida a fim de enfrentarem suas inquietudes pessoais, políticas e sociais. O Coletivo investiga elementos técnicos, estéticos, filosóficos da imagem, funções da fotografia no sistema da arte e fora desse.

"O papel do Coletivo Essas Mulheres vem ao encontro da proposta da exposição, por isso o painel exclusivo”, afirma Marcos Monteiro. 

A temática proposta para esta edição é "Vida". O tema foi discutido e trabalhado de forma conjunta pelas integrantes do coletivo em encontros on-line. A mesma linguagem visual predomina nas fotografias, onde foi utilizada a técnica de sobreposições. Entre as questões retratadas pelo Coletivo estão as queimadas, o isolamento, a origem da vida, o tempo, a natureza. 

“Em 2019 tivemos 14 painéis com 115 fotógrafos do Brasil e Europa e mais de 50 mil visitantes. Este ano são 16 painéis de 2 metros por 1 metro, com 119 fotógrafos e 235 fotos, participação de fotógrafos do Canadá, França Portugal e Brasil, sendo que a maioria são mulheres”, conta Marcos.

O Coletivo Essas Mulheres afirma ter planos traçados para 2021, entre eles a promoção de oficinas relacionadas à fotografia e a seus processos históricos como cianotipia. Exposições também estão sendo planejadas. 


Montagem com algumas das fotografias produzidas pelo ESSAS Mulheres / Divulgação


Foto de uma das integrantes do Coletivo, que estará disponível para apreciação do público / Heloísa Muller/ Coletivo ESSAS Mulheres


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko