Plano de atentado

Governo venezuelano denuncia tentativa de explosão da segunda maior refinaria do país

Ministro de Petróleo Tareck El Aisami acusou Colômbia e EUA de financiar ataque à refinaria El Palito

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Dois cidadãos venezuelanos foram capturados, na sexta (11), com mais de 30 kg de explosivos que seriam usados para destruir a segunda maior refinaria da Venezuela. - MINPPCI

O vice-presidente de economia e ministro de petróleo da Venezuela, Tareck El Aisami, denunciou, na última sexta-feira (11), um novo plano de explosão de uma unidade da estatal Petróleos da Venezuela (Pdvsa). Dois homens foram detidos na cidade de Morón, estado de Carabobo, na própria sexta (11), com explosivos suficientes para destruir a base petrolífera e causar extensos danos, segundo autoridades. A refinaria El Palito, também localizada no estado de Carabobo, foi reativada em novembro deste ano, depois de um mês fechada e é responsável pela produção de 146 mil barris de petróleo, sendo a segunda mais importante do país. 

Continua após publicidade

Francisco Javier Pacheco Pérez e César Antonio Guevara Díaz foram presos com 27 kg de pentolito, detonadores elétricos, cordas denonantes, e outros dispositivos capazes de provocar 48 detonacioções simultâneas. Apesar de que a captura foi realizada uma semana depois das eleições legislativas,  o funcionário do governo bolivariano assegurou que o plano seria colocado em prática no domingo (6), para impedir a realização das eleições legislativas.

O que está acontecendo na Venezuela? Acompanhe cobertura completa

Esse não é o primeiro atentado que o governo venezuelano afirma que estava planejado para o dia do pleito. Na segunda-feira (7), o presidente Nicolás Maduro revelou que mudou seu local de votação de última hora, depois que a inteligência militar descobriu planos para um possível atentado contra o chefe de Estado. 

Continua após publicidade

El Aisami afirmou que o plano foi elaborado por militares venezuelanos "desertores" na Colômbia, com o apoio do governo do presidente Iván Duque, da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) e da Agência Nacional de Segurança (NSA). O suposto ataque foi revelado um dia depois da reunião entre o mandatário colombiano e o líder opositor Leopoldo López, braço direito de Juan Guaidó no partido Voluntad Popular. 

Segundo declarações dos detidos, a segunda parte do plano era destruir um oleoduto que leva combustível até a capital do estado, Puerto Cabello, lar de 193 mil pessoas. 

Há dois meses, o Executivo venezuelano já havia denunciado um plano de ataque à refinaria de Amuay, no estado Falcón, que se concretizou com uma explosão no dia 28 de outubro

:: Por que falta gasolina na Venezuela, país com a maior reserva de petróleo do mundo? ::

O ministro de Petróleo venezuelano não detalhou se a refinaria permanecerá aberta ou terá que ser fechada. Atualmente a produção de petróleo da Venezuela é de 367 mil barris por dia, segundo relatório de novembro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep). Nos últimos cinco anos, a atividade petrolífera no país, carro-chefe da economia, diminuiu 60% por conta do bloqueio econômico, que levou à paralisação das estruturas.

Edição: Rogério Jordão