Pela internet

Auxílio emergencial negado: contestação para quem é do Bolsa Família vai até dia 29

Todo procedimento deve ser realizado por meio virtual, sem necessidade de deslocar para agências da Caixa ou CadÚnico

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Pela última vez, beneficiários do Bolsa Família receberão valor de R$ 600 referente ao auxílio emergencial - Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado

Quem recebe o Bolsa Família e teve o auxílio emergencial de R$ 300 negado ou bloqueado pode contestar a situação e solicitar o valor até o próximo dia 29 de dezembro por meio do site da Dataprev. O prazo foi aberto neste domingo (20).  

:: Com a volta da fome no país, ONGs e movimentos populares alimentam o povo no Natal ::

Segundo o governo federal, todo o procedimento dever ser realizado de modo virtual, dispensando a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, lotérica ou posto de atendimento do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

:: Organizações vão ao STF para garantir participação popular no Orçamento 2021 ::

O cancelamento do Auxílio Emergencial ocorre quando o beneficiário deixa de cumprir alguns requisitos como iniciar um emprego formal, receber outras rendas assistenciais ou previdenciárias e, ainda, em caso de falecimento.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o governo federal realiza uma averiguação dos dados do auxílio emergencial para atualizar a situação das pessoas cadastradas. Além disso, órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União fazem investigações constantes.

:: “Não sei o que vou fazer”: relatos de quem tem no auxílio emergencial sua única renda ::

Fim do auxílio

Ao mesmo tempo dos aumentos progressivos das contaminações e óbitos da covid-19 no Brasil nas últimas semanas, o governo federal está anunciado o fim do auxílio emergencial a partir do próximo ano. O cenário no país se soma a uma alta nos preços dos alimentos, falta de políticas públicas no campo e a ausência de alternativas para a geração de renda a milhões de trabalhadores informais e desempregados.

Edição: Daniel Lamir