SAÚDE PÚBLICA

União Europeia inicia campanha de vacinação em massa contra a covid-19

A meta é imunizar os 450 milhões de moradores dos países pertencentes ao bloco, com prioridade para idosos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Idosa de 101 anos foi a primeira a receber a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Pfizer/BioNTec na Alemanha - Foto: Matthias Bein/AFP

Os países da União Europeia deram início à campanha de vacinação contra o novo coronavírus neste domingo (27).  A meta do bloco, que já firmou contratos para garantir duas bilhões de doses, é vacinar todos os adultos em 2021.

:: Brasil não deverá ter vacinação antes de fevereiro, diz Fiocruz :: 

Idosos e profissionais da saúde serão os primeiros a receber a vacina desenvolvida pela farmacêutica Pfizer com a BioNTech. Juntos, os 27 países da União Europeia têm cerca de 450 milhões de habitantes. 

Confira imagens da campanha de vacinação

Ursula Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, comemorou o início da campanha de imunização em seu perfil no Twitter. "Estamos começando a virar a página de um ano difícil, a vacinação é o jeito definitivo de sair da pandemia", escreveu.

Devido à amplitude da campanha, médicos aposentados têm sido chamados para aplicar as injeções.

:: União Europeia retoma restrições para tentar frear crescimento de casos da covid ::

“Estou emocionada ao ver pessoas tomando a vacina em toda a União Europeia. De Madrid a Paris, de Atenas a Riga (Letônia). Primeiro, protegemos os mais vulneráveis. Em breve teremos doses suficientes para todos nós”, disse Von der Leyen.

A meta das nações que compõem o bloco é assegurar acesso igualitário à vacina no continente. As campanhas de vacinação vão acontecer em asilos, centros de convenção e ginásios de esportes.
 

Edição: Leandro Melito