Retrospectiva

Reportagens especiais: o que você só viu – ou viu primeiro – no BdF em 2020

Relembre as reportagens de fôlego, os furos e as coberturas mais marcantes do ano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Unidade do Carrefour em SP destruída após protesto contra o racismo, em novembro de 2020
Unidade do Carrefour em SP destruída após protesto contra o racismo, em novembro de 2020 - Pedro Stropasolas/Brasil de Fato

Informações em primeira mão, reportagens de fôlego, abordagens inéditas. Em 2020, o Brasil de Fato não apenas cobriu a pandemia de covid-19 sob diferentes ângulos, como também produziu conteúdos exclusivos, quebrou seu recorde anual de acessos e pautou a cobertura da mídia comercial. Nesta matéria, reunimos alguns destaques da cobertura jornalística dos últimos 12 meses.

O Brasil de Fato tem um histórico de cobertura da luta diária dos povos originários e dos movimentos camponeses por um pedaço de terra no Brasil. Em 2020, não foi diferente. Contamos a história de migração do povo Warao, as disputas por água em vários territórios do país, a resistência dos geraizeiros diante da monocultura e da mineração e as atrocidades cometidas pela atual gestão da Funai, inclusive durante a pandemia. Além disso, narramos a epopeia do povo Xukuru para tentar garantir a posse do cacique Marquinhos, prefeito eleito de Pesqueira (PE).

Leia também: Chefe de proteção a indígenas isolados se exonera após denúncia do Brasil de Fato

Quem leu o Brasil de Fato este ano acompanhou de perto o sofrimento dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras para sobreviver durante a pandemia, graças e apesar do auxílio emergencial, e a angústia da população do Amapá, que ficou no escuro durante três semanas diante da negligência da empresa privada de energia e do governo.

O ano também foi marcado por entrevistas exclusivas de grande repercussão. Em agosto, dois dias após o aborto legal de uma criança de dez anos no Recife (PE), ouvimos o obstetra Olímpio Barbosa de Moraes Filho, que fez um relato emocionante sobre a importância desse direito. Em dezembro, nossa equipe visitou o gabinete da vice-presidenta da Venezuela, Delcy Rodríguez, para uma conversa sobre as perspectivas da Revolução Bolivariana e os últimos dias de governo Donald Trump, nos EUA.

A cobertura internacional ainda teve como destaques a cobertura das eleições gerais na Bolívia, presidenciais nos EUA e legislativas na Venezuela, o julgamento de Julian Assange, a continuidade dos abusos judiciais contra o programador sueco Ola Bini, e a morte do eterno craque Diego Armando Maradona. No primeiro semestre, tivemos um correspondente internacional na Índia, e a parceria resultou no documentário Bhopal 84, que retrata as consequências atuais do maior desastre industrial da história.

Na política nacional, acompanhamos as eleições municipais 2020 e os retrocessos comandados pelo governo de Jair Bolsonaro. Em junho, revelamos que Abraham Weintraub, então ministro da Educação, fugiu do Brasil, após ser exonerado, usando passaporte diplomático. Recurso similar foi utilizado pelo ex-ministro boliviano Arturo Murillo para sair do país, após a eleição de Luis Arce. A notícia também foi antecipada pelo Brasil de Fato

Leia também: Exclusivo: Reitora nomeada sem participar da eleição em Sergipe é da mesma igreja do ministro Milton Ribeiro

Nossa reportagem também testemunhou e narrou dois dos principais embates entre o governo Bolsonaro e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): em Minas Gerais e na Bahia. O primeiro episódio terminou com o despejo violento de sete famílias do acampamento Quilombo Campo Grande e o segundo, com o retorno da Força Nacional a Brasília a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), sem cumprir seu objetivo.

Em 2020, o Movimento Negro avançou em diversos setores. Desde a criação da Coalizão Negra por Direitos, acompanhada de perto pelo Brasil de Fato, os passos do movimento foram seguidos de perto por nossa reportagem. Em agosto, noticiamos, com exclusividade, o pedido de impeachment de Jair Bolsonaro, protocolado no Congresso Nacional pela entidade. 

Em novembro, após o assassinato de João Alberto em uma unidade do Carrefour, o Movimento Negro foi às ruas de todo o país. Em São Paulo, o protesto culminou na destruição de uma unidade do Carrefour em um bairro nobre. O Brasil de Fato acompanhou ao vivo, de dentro do supermercado, a ação, assim como os desdobramentos do caso.

O racismo foi um dos assuntos que permeou o noticiário mundial. No Brasil, nossa reportagem levantou o perfil de um empresário que humilhou um entregador em Valinhos, no interior de São Paulo. Também conversamos, com exclusividade, com representantes do Movimento Negro estadunidense, que estavam nas ruas protestando contra o assassinato de George Floyd. 

O Brasil de Fato pautou a mídia nacional quando noticiou que a juíza Inês Marchalek Zarpelon, de Curitiba (PR), condenou um homem negro e afirmou, na sentença, que ele era criminoso “em razão da sua raça”.

Fato semelhante aconteceu no começo de dezembro, quando noticiamos movimentação de promotores de justiça de SP para furar a fila e receber primeiro a vacina contra a covid. Após repercusssão negativa, eles voltaram atrás

Também noticiamos em primeira mão que Jonnathan Augustus Kuhnen, promotor do Ministério Público de Santa Catarina, fez piada com a violência doméstica durante a pandemia. Ambos os assuntos tiveram ampla repercussão na imprensa brasileira.

Edição: Leandro Melito