Avanço da pandemia

Justiça determina fechamento de serviços não essenciais no Amazonas

Estado registrou 20 mortes e 546 casos confirmados de covid-19 nas últimas 24 horas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Funcionários municipais de Manaus (AM) carregam corpo de vítima da covid-19 - Michael Dantas / AFP

O Tribunal de Justiça do Amazonas determinou que o governo estadual amazonense suspenda as atividades não essenciais por 15 dias e estabeleça medidas de contenção de aglomeração nos espaços de serviços essenciais a fim de diminuir o avanço da covid-19 no estado. A determinação foi uma solicitação do Ministério Público do Amazonas.

:: Anvisa aprova importação de vacinas britânicas, mas falta aval para uso emergencial ::

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Amazonas registrou 20 mortes e 546 casos confirmados de covid-19 nas últimas 24 horas. Ao todo, já foram 5.345 óbitos e 202.413 casos. 

No Brasil, nas últimas 24 horas, foram registradas 293 mortes e 17.214 casos confirmados, totalizando 196.018 óbitos e 7.733.619 contaminações. O estado que lidera o ranking de casos é São Paulo (1.471.422), seguido por Minas Gerais (550.672), enquanto o Amazonas aparece em 14º lugar. Na lista dos estados com o número de mortes, São Paulo (46.845) é seguido pelo Rio de Janeiro (25.616), e o Amazonas aparece em 11º lugar.

::SP: Casos de covid no último mês superam total dos 100 primeiros dias da pandemia::

Na determinação judicial, o magistrado Leoney Figliuolo Harraquian indicou até mesmo o uso da força policial a fim de “preservar a ordem pública” e um pronunciamento diário feito pelo governo estadual com o objetivo de explicar à população sobre as medidas de segurança. 

Caso a decisão não seja cumprida, o juiz ainda estabeleceu uma multa de R$ 50 mil diários a ser aplicada à pessoa do governador do estado, Wilson Miranda Lima (PSC).

::Casos de coronavírus voltam a crescer em Manaus e prefeitura sugere novo lockdown::

Em Manaus, na capital do estado, câmaras frigoríficas foram instaladas novamente nos hospitais para armazenar os corpos de vítimas de covid-19. Além disso, a Prefeitura tem aberto novas covas para enterrar os mortos. 

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

:: BdF Explica | Pandemia, antirracismo, eleições: que ano foi 2020? ::

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Daniel Lamir