pandemia

China tem novos casos de covid e promove medidas para "desencorajar" viagens no país

O país asiático registrou 103 novos casos e impulsiona uma campanha para evitar deslocamentos no ano novo chinês

Tradução: Roxana Baspineiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
As autoridades chinesas estão intensificando os esforços de prevenção e pediram à população que tome medidas extras para se proteger
As autoridades chinesas estão intensificando os esforços de prevenção e pediram à população que tome medidas extras para se proteger - (Foto: Anthony Wallace / AFP)

A China alcançou, na última semana, o maior número diário de casos de covid-19 desde julho de 2020. Devido ao aumento de casos, o governo chinês tomou medidas excepcionais para conter o número de infecções, incluindo a vacinação toda a sua população gratuitamente, como afirmou a Comissão Nacional de Saúde (NHC) do país asiático na segunda-feira passada (6).

Continua após publicidade

A autoridade sanitária chinesa informou que o país asiático detectou 103 novos casos de covid-19, das quais 85 foram transmitidos localmente. Este é o número mais alto desde que 127 casos foram notificados em 30 de julho do ano passado.

Continua após publicidade

China amplia vacinação e pretende imunizar toda a população até fevereiro

Continua após publicidade

A maioria dos casos está relacionada ao surto detectado na província nordestina de Hebei, perto de Pequim, que levou à imposição de medidas mais severas, incluindo o fechamento da capital da província. Hebei foi responsável por 82 das 85 novas infecções locais registradas em 10 de janeiro.

Continua após publicidade

Entretanto, as autoridades chinesas estão intensificando os esforços de prevenção e pediram à população que tome medidas extras para se proteger, especialmente no período que antecede o ano novo chinês, comemorado em 12 de fevereiro, para evitar a propagação do vírus.

Neste sentido, foram anunciadas medidas e incentivos especiais para desencorajar a população a viajar nestas datas, incluindo benefícios salariais para funcionários, instituições governamentais e privadas, que optarem por ficar em casa. Por sua vez, a empresa ferroviária e várias companhias aéreas anunciaram que reembolsarão as passagens sem taxas para aqueles que queiram cancelar reservas.

Epicentro da covid há um ano, Wuhan é hoje a cidade “mais segura”, relata brasileiro

O governo chinês ratificou ainda que a vacinação contra a covid-19 no país será gratuita e os custos serão arcados conjuntamente pelo fundo de seguro de saúde e pelas reservas governamentais, assegurando assim o compromisso da China de colocar a saúde e a vida das pessoas em primeiro lugar.

O número total de infecções do gigante asiático até agora é de 87.536, enquanto o número de mortos permanece inalterado em 4.634, de acordo com a agência de notícias internacional Reuters.

Saiba mais na reportagem em vídeo, realizada em parceria com a teleSUR.

Edição: Luiza Mançano