Paraná

Vacinação

Enfermeira do Hospital do Trabalhador é a primeira vacinada no Paraná

Em ato simbólico, outros sete profissionais da saúde foram vacinados na noite desta segunda (18), em Curitiba

Paraná |
A enfermeira Lucimar Josiane, 44 anos, trabalha na linha de frente de combate ao coronavírus, no Hospital do Trabalhador, é a primeira paranaense a ser vacinada. - Giorgia Prates

A enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, que trabalha na linha de frente de combate ao coronavírus no Hospital do Trabalhador, é a primeira paranaense a ser vacinada. Ela começou sua vida profissional como faxineira em um hospital no interior de São Paulo, no final da década de 1990, enquanto estudava para se formar enfermeira.

O ato simbólico para o início da campanha de vacinação no Paraná aconteceu na noite desta segunda (18), no Hospital do Trabalhador. Foram escolhidos oito profissionais da saúde que trabalham neste hospital para serem os primeiros vacinados.

Além de Lucimar, também receberam  a vacina o médico Diego Schuster Paes, 30 anos, que é chefe da Clínica Médica do Hospital do Trabalhador, as técnicas de enfermagem Denise Elaine Dias Brito, 38 anos, Patricia Moreira, 33 anos, a funcionária do setor de higienização, Neura Cordeiro, 46 anos, a fonoaudióloga Suelen de Souza Meduna, 38 anos, a fisioterapeuta Larissa Melo Dias, 34 anos, e a nutricionista Caroline Louise Benvenutti, 33 anos.

Das 265 mil doses para o Paraná, 48 mil serão para Curitiba. Todos os municípios paranaenses devem começar a vacinação nesta quarta (20). Ao todo, são quase seis milhões de doses da Coronavac em todo o país. 4,6 milhões serão enviadas pelo governo federal aos estados brasileiros, e outras 1.357.640 serão distribuídas pelo estado de São Paulo.

Na primeira fase da vacinação, estão previstos os seguintes grupos no Paraná;

102.959 trabalhadores de saúde,

12.224 pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência,

10.816 indígenas,

482 pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

 

Edição: Lia Bianchini